BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Qual a diferença de caspa e psoríase no couro cabeludo?

Apesar de serem diferentes, ambas exigem tratamento médico

Por JAQUELINE ZMIJEVSKI
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 21 out 2022, 10h00

 A caspa é o nome popular que se dá à dermatite seborreica do couro cabeludo. Trata-se de uma doença crônica, de caráter inflamatório, que se manifesta em áreas de maior oleosidade e cursa com descamação, vermelhidão do couro cabeludo e coceira. Ela costuma oscilar entre períodos de melhora e piora, de acordo com o clima, temperatura da água do banho, higiene do couro cabeludo, alimentação e nível de stress.

Já a psoríase também é uma doença crônica de caráter inflamatório, por sua vez imunomediada, associada à predisposição genética, obesidade, alterações de colesterol e glicemia, além de hipertensão, etilismo e tabagismo. Manifesta-se com placas descamativas, cujas escamas costumam ser bem aderidas ao couro cabeludo, de coloração prateada, e difere da caspa por não respeitar a linha de implantação dos cabelos, invadindo e dando lesões também na pele adjacente.

Ambas as condições exigem tratamento médico e cuidados diários na tentativa de evitar a recorrência das lesões. Os tratamentos variam de tópicos a orais, até mesmo injetável em casos exuberantes e de difícil controle, especialmente na psoríase. Mudanças de hábitos também são bem vindas, como higiene adequada e frequente do couro cabeludo, alimentação saudável e controle do stress.

Respondido por:

DRA. JAQUELINE ZMIJEVSKI: Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Continua após a publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.