Por que o calor pode baixar a pressão?
O calor intenso aumenta a chance de alterações cardiovasculares, pois ele altera o sistema cardiovascular na sua fisiologia de forma direta, desencadeando efeitos, às vezes, muito importantes, especialmente em pessoas que estão realizando tratamento contra pressão alta.
É importante ter em mente que o organismo se “defende” das altas temperaturas por meio de um fenômeno chamado vasodilatação, que promove a nossa regulação térmica.
Isso pode causar uma queda de pressão acentuada, principalmente em pessoas que têm uma rigidez das artérias maior, como idosos e hipertensos mais graves.
Além disso, a sudorese provocada pelo calor reduz a quantidade de líquido e de sal no corpo. Quando esses níveis caem, a pressão pode despencar junto.
Os remédios utilizados para lidar com a hipertensão arterial podem provocar um agravamento desse quadro, porque muitos já têm, por si só, esse efeito de redução da pressão.
Durante o período de calor, alguns cuidados são considerados importantes, por exemplo, aumento da hidratação, monitorar mais vezes a pressão e reavaliar doses de medicamentos. É válido frisar que o ideal é sempre procurar orientação médica.
Existem sinais de alarme que devem ser monitorados, entre eles, sonolência, visão escurecendo, sensação de fraqueza e tontura.
Dr. Cláudio Catharina, cardiologista atuante no Hospital Icaraí, de Niterói
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





