Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Caiu um cisco no meu olho. O que fazer?

Por Dr. Tiago César Pereira Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 22h29 - Publicado em 13 jan 2024, 08h18
Ao notar um cisco no olho, não fique esfregando o globo ocular para tentar retirá-lo, alerta oftalmologista. | (master1305/Freepik)
Continua após publicidade

Ao entrar em contato com um corpo estranho, o olho pode dar ficar com aquela sensação de que “entrou areia”, pode lacrimejar, ficar vermelho, arder, doer, ficar com a visão embaçada e ter sensibilidade à luz.

Nesse caso, é importante não coçar o olho, lavar imediatamente com água abundante ou soro fisiológico com cuidado e delicadeza. Ir lavando e piscando, percebendo se a sensação incômoda da presença do corpo estranho passou. Lembrando que a região dos olhos é muito sensível, então, nada de esfregar os olhos ou tentar tocar o globo ocular, pois isso pode piorar o problema e resultar até mesmo em lesões.

Sempre que o desconforto persistir, seja porque o corpo estranho não saiu ou porque a região ficou irritada a ponto de incomodar, o procedimento correto é procurar o médico oftalmologista para que ele possa examinar e identificar se ocorreu alguma fissura ou lesão, prosseguindo para o tratamento adequado, para não comprometer a integridade do globo ocular

Respondido por:

Dr. Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista. Instagram: @tiagocesarpf

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.