
A atividade física contribui (e muito) para o alívio dos sintomas da ansiedade, uma vez que estimula a liberação de neurotransmissores como endorfina, dopamina e serotonina, que promovem a sensação de prazer, bem-estar e relaxamento.
Além disso, se movimentar garante a diminuição dos níveis de cortisol, o famoso “hormônio do estresse”, trazendo mais equilíbrio emocional e a melhora do humor.
Não gosto de academia. Quais outras práticas ajudam na ansiedade?
Existem diversas atividades físicas que ajudam no tratamento da ansiedade além da academia.
Exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo e natação, são bastante indicados, assim como ioga e pilates, que combinam o movimento com técnicas de respiração e a prática da atenção plena.
Danças, caminhadas ao ar livre e esportes coletivos também são boas opções para quem quer controlar a ansiedade.
Movimentar o corpo é extremamente importante. Se a pessoa não gosta de academia, ela pode procurar outras formas de se mexer gradualmente no dia a dia, seja caminhando em uma quadra ou até mesmo subindo um lance de escadas.
A ideia é ir criando o hábito pouco a pouco. A médico e longo prazo, com certeza, você vai notar diferenças na ansiedade e na melhora da saúde como um todo.
Dra. Nina Ferreira, médica psiquiatra, especialista em terapia do esquema, neurociências e neuropsicologia
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.