
A prática regular de atividades físicas pode contribuir para o alívio dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), período que costuma ser marcado por alterações no humor, irritabilidade, fadiga, inchaços, cólicas e dores de cabeça.
Manter o corpo em movimento ajuda a estimular a liberação de endorfinas, substâncias importantes na regulação do humor e na promoção da sensação de prazer e bem-estar.
Além disso, os exercícios diminuem os níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse, o que pode auxiliar na melhora da disposição, no controle da ansiedade e na diminuição da irritabilidade durante a TPM.
Atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular ainda favorecem a circulação sanguínea, o que colabora para a redução de inchaços e dores nas pernas.
Um estilo de vida ativo também promove a melhora da qualidade do sono, ajudando a combater a sensação de fadiga característica da TPM, e ação anti-inflamatória, aliviando cólicas e desconfortos abdominais.
Dr. Henrique Tavares Barreto, médico ginecologista especialista em reprodução, endometriose, estética íntima, longevidade e medicina do esporte. Instagram: @drhenrique.barreto
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.