
A atividade física, especialmente quando intensa ou em excesso, pode afetar o ciclo menstrual e gerar irregularidades na menstruação.
A prática de exercícios intensos pode afetar os níveis hormonais, causando um aumento na produção de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, o que pode interferir na ovulação e desencadear alterações no ciclo.
Atletas ou pessoas que realizam treinos muito rigorosos podem apresentar uma redução significativa no percentual de gordura corporal, o que pode atrapalhar a produção de estrogênio e desencadear a ausência da menstruação, quadro conhecido como amenorreia.
Outro ponto é que mudanças bruscas na rotina, como um aumento repentino na intensidade ou na frequência dos exercícios, podem fazer com que o corpo leve um tempo para se ajustar.
Além disso, se a ingestão calórica não acompanha o gasto energético da atividade física, o corpo pode entrar em um modo de conservação, diminuindo algumas funções menos essenciais, como a menstruação.
Dr. Henrique Tavares Barreto, médico ginecologista especialista em reprodução, endometriose, estética íntima, longevidade e medicina do esporte. Instagram: @drhenrique.barreto
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.