Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Atividade física pode atrasar menstruação?

Por Dr. Henrique Tavares Barreto
3 Maio 2025, 08h00
atividades físicas podem atrasar a menstruação
Atividades físicas intensas ou excessivas podem desencadear alterações no ciclo menstrual. Entenda! | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A atividade física, especialmente quando intensa ou em excesso, pode afetar o ciclo menstrual e gerar irregularidades na menstruação.

A prática de exercícios intensos pode afetar os níveis hormonais, causando um aumento na produção de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, o que pode interferir na ovulação e desencadear alterações no ciclo.

Atletas ou pessoas que realizam treinos muito rigorosos podem apresentar uma redução significativa no percentual de gordura corporal, o que pode atrapalhar a produção de estrogênio e desencadear a ausência da menstruação, quadro conhecido como amenorreia.

Outro ponto é que mudanças bruscas na rotina, como um aumento repentino na intensidade ou na frequência dos exercícios, podem fazer com que o corpo leve um tempo para se ajustar.

Além disso, se a ingestão calórica não acompanha o gasto energético da atividade física, o corpo pode entrar em um modo de conservação, diminuindo algumas funções menos essenciais, como a menstruação.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Dr. Henrique Tavares Barreto, médico ginecologista especialista em reprodução, endometriose, estética íntima, longevidade e medicina do esporte. Instagram: @drhenrique.barreto

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.