Atividade física aumenta a autoestima?
A atividade física desempenha um papel significativo na melhora da autoestima devido a alguns fatores. À medida que você malha, você passa a se enxergar de uma maneira melhor, uma vez que benefícios como mais disposição, mais energia, mais motivação e mais condicionamento começam a aparecer.
Além disso, a prática de exercícios traz uma sensação de “eu consegui vencer os obstáculos“, ou seja, uma sensação de realização e de competência, o que também colabora para a autoestima.
Toda vez que eu me comprometo com algo e eu dou conta disso e vejo um progresso nesse objetivo, eu me sinto mais capaz, e isso aumenta a autoconfiança, a segurança e a resiliência.
Outro ponto que vale mencionar é que a atividade física libera neurotransmissores associados ao bem-estar e diminui o estresse e a ansiedade, o que promove uma melhor regulação emocional.
O hábito ainda proporciona a questão do autocuidado e pode colaborar para a socialização. Ter contato com outras pessoas, seja na academia ou em um grupo de corrida, por exemplo, auxilia na construção da autoestima.
Letícia de Oliveira, psicóloga
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





