Quem tem artrose pode fazer musculação?
Artrose (osteoartrite) é uma doença articular crônica, caracterizada pela degeneração da cartilagem, remodelação óssea, inflamação de baixo grau e comprometimento dos tecidos periarticulares.
Seus principais fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar, obesidade, traumas articulares ou cirurgias prévias, atividade física de altíssimo impacto competitivo e fraqueza muscular.
Os sintomas mais comuns são: dor articular que piora com uso, rigidez matinal, diminuição da amplitude de movimento, sensação de peso, perda de força muscular e estalos.
Quem tem artrose pode fazer musculação?
Treinar musculação está entre as medidas não farmacológicas mais indicadas para o tratamento da artrose.
A modalidade pode oferecer uma série de benefícios, entre eles, alívio da dor, melhora da função, preservação da cartilagem, combate à inflamação sistêmica, melhora do humor e do sono e desenvolvimento de força.
Outras práticas que podem ser boas opções para esses casos são: aeróbicos, exercícios de equilíbrio, mobilidade, alongamento, atividades aquáticas, pilates e yoga.
Saltos repetitivos de alto impacto, corridas longas em superfícies duras e treinamentos com cargas excessivas são menos recomendados para quem sofre com artrose.
No entanto, é válido mencionar o que mais importa é sempre uma boa orientação médica e a adoção das adaptações necessárias.
Em situações de dores intensas, inchaços acentuados, episódios de travamento e fases agudas inflamatórias, o melhor a se fazer é evitar os exercícios.
Juliana Munhoz Vergara, médica ortopedista, especialista em cirurgia do joelho
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





