
Sim, as pílulas anticoncepcionais podem atrapalhar hipertrofia e o ganho de massa magra. Entretanto, vale lembrar que os impactos variam de acordo com o tipo de medicamento, as doses de estrogênio e de progesterona e a sensibilidade individual.
Alguns estudos já mostraram que pessoas que utilizam anticoncepcionais combinados tiveram uma menor taxa de síntese proteica após o treino, o que pode prejudicar o processo de construção muscular.
Além disso, os anticoncepcionais geram a redução nos níveis de testosterona livre, afetando o desempenho, a recuperação e a hipertrofia.
Outro ponto que é importante mencionar é que esses remédios alteram o perfil inflamatório e podem aumentar a resistência insulínica, o que também pode influenciar negativamente no ganho de massa magra.
Portanto, para quem busca a hipertrofia, o ideal seria priorizar métodos que não mexem no eixo hormonal, como o DIU de cobre ou cobre e prata, ou aqueles que têm menor dose hormonal, como o Implanon, ou optar por progestágenios mais androgênicos.
Por fim, é necessário dizer que a orientação de um médico é indispensável para avaliar as diferentes opções de contraceptivos de forma individualizada, considerando não apenas a intenção de ganhar músculos, mas também o quadro de saúde geral do paciente.
Dra. Gabriela Rossmam, médica especialista em emagrecimento e reposição hormonal
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.