Álcool em gel substitui a lavagem das mãos?
A opção preferencial deve ser a higienização das mãos com água e sabão, leva alguns segundos a mais e elimina também a sujidade visível, se houver. O uso do álcool em gel é recomendado quando não se tem o acesso fácil a água e sabão.
Lembrando que a forma correta de lavar as mãos é ensaboar e friccionar as palmas, dorso, entre os dedos e punhos antes de enxaguar.
Para ser eficiente na eliminação dos micro-organismos, você deve utilizar o álcool em gel na concentração de 70%. Deve ser passado na quantidade suficiente para higienizar as mãos da mesma forma que se estivesse lavando-as com água e sabão, também friccionando as palmas, dorso, entre dedos e punhos até que seque.
As receitas caseiras de álcool em gel não são recomendadas. Além do perigo em manusear os ingredientes, a depender do espessante utilizado, ao invés de eliminar os micro-organismos, pode gerar o efeito contrário e facilitar sua proliferação. Produtos adquiridos em supermercados ou farmácias passam por processo rigoroso de industrialização e controle de qualidade.
Dr. Alexandre Piva, infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)