Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Tomar água durante as refeições atrapalha a digestão?

Por Angéli Marques Golfetto
1 fev 2023, 08h00 • Atualizado em 21 out 2024, 22h29
Mulher bebendo água enquanto come
 (Karolina Grabowska/Pexels)
Continua após publicidade
  • Antes de falar se o consumo de água durante as refeições é ou não benéfico para a saúde, vamos entender um pouco mais, sobre como funciona nossa digestão e o nosso metabolismo.

    Você sabia que o nosso organismo produz cerca de 3 litros de suco gástrico ao dia, sendo 1,5 litros somente de saliva?

    Ouço muito dos pacientes que comumente tem hábito de ingesta líquida durante as refeições queixas como: sensação de boca seca, dificuldade de engolir o alimento, sede enquanto come, ou mesmo sensação de que, mesmo comendo uma quantidade adequada de alimentos, sente como se não estivessem saciados.

    É importante saber que para que ocorra a digestão de qualquer coisa que a gente coma, é necessário um ¨balé enzimático¨, que faz a função de quebrar as moléculas do alimento até sua total absorção.

    Quando junto com as refeições, consumirmos água, sucos, chás e até mesmo refrigerantes, essas enzimas sofrem uma alteração de PH, mudando e diminuindo a absorção dos nutrientes, fazendo com que haja inclusive, uma má absorção proteica e até quadros de constipação.

    Continua após a publicidade

    Normalmente, as pessoas que tem hábito de ingerir líquidos nas refeições, são as que esquecem de consumir ao longo do dia, e associam o comer com o beber, fazendo desse momento, o momento da ingesta de água. Isso também prejudica a mastigação, fazendo com que se coma mais rápido.

    O estômago tem um tamanho específico, que quando alimentado distende para que caibam os alimentos consumidos. A ingesta líquida faz com que essa distensão seja ainda maior, fazendo com que ao longo do tempo, o estômago aumente de tamanho e o volume gástrico aumentado é o grande causador do ganho de peso.

    Se o líquido escolhido for refrigerante a situação fica ainda pior, porque o PH estomacal é aumentado e para correta digestão, esse PH precisa ser neutro. Em consequência disso, ocorre a formação de gazes, barriga inchada e falta de saciedade.

    Continua após a publicidade

    A dica para quem quer deixar esse hábito de lado é simples e com certeza você já ouviu muito da sua mãe: mastigue devagar!

    As enzimas começam a fazer seu trabalho na saliva, então dê tempo para que elas possam exercer a sua função. São elas que vão tirar o sintoma da boca seca, então, não se apresse, como o tempo elas vão retomar a função que, ao empurrar agua na hora das refeições você tirou delas.

    Tome um copo de água 10 minutos ante de sentar-se para fazer a refeição. Coma e espere 30 minutos para tomar mais água. Tire os copos e a jarra da mesa. Cuidado com o sal. Comidas muito salgadas provocam a sede. Consuma alimentos ricos em água. Chuchu é uma ótima alternativa.

    Continua após a publicidade

    Se você começar assim, logo terá mais vontade de beber água ao longo do dia e muito em breve não sentirá amis falta alguma da água nas refeições. Você para de atrapalhar seu mecanismo de saciedade e a saúde agradece!

    Respondido por:

    Angéli Marques Golfetto, nutricionista Universal, Integrativa e Holística. @geli.vidaleve

     

     

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.