Rafael Bertolucci e o cabelo “alta costura”
O hair stylist e novo sócio do Studio W trata cada cabelo como uma criação única
“Não te quero como concorrente, te quero como sócio.”
Essa foi a frase que Rafael Bertolucci ouviu de Rosângela Barchetta, gestora do Studio W quando resolveu trazer sua carreira à São Paulo.
Na época, Rosângela estava desfazendo a sociedade com Wanderley Nunes e queria Rafael do seu lado, por já admirar seu trabalho.
Foi assim que o hair stylist se tornou o novo sócio da renomada rede de salões e trouxe com ele toda sua expertise para transformar cada cabelo de forma única.
Corte e cor “alta costura”
Na moda, temos dois tipos de produção: a prêt-à-porter — roupas que são fabricadas em pequena ou grande escala, com diversos exemplares para serem vendidos — e a Haute Couture, ou alta costura — roupas feitas normalmente à mão e de forma única, com apenas um exemplar feito sob medida para uma pessoa.
É fácil pensar em corte e cor de cabelo da forma prêt-à-porter. É a ideia de quando você entra num salão e fala “eu quero o corte borboleta” ou long bob, ou coloração honey blonde ou outra que está na moda. O cabeleireiro então vai usar as diretrizes que ele aprendeu para aquele corte e cor específicos para te dar o que você pediu.
Não é assim que Rafael trabalha. “Não funciona você molhar o cabelo e cortar em uma linha reta, por exemplo, porque cada mecha do cabelo de cada pessoa se movimenta de uma forma diferente, tem ‘redemoinho’ na cabeça que vai fazer certa mecha cair pra um lado ou para outro, tem diferentes texturas e ondulaturas de uma mecha para outra na mesma cabeça… Você tem que cortar mecha a mecha”, explica.
Desta maneira, não existe uma fórmula única para um cabelo. Cada corte é feito de maneira individual, à mão e especificamente para aquela pessoa — como a Haute Couture.
O mesmo acontece com a coloração. Cada cabelo vai reagir de maneiras diferentes à mesma coloração, então tudo deve ser feito de forma personalizada.
“Tem coisa muito maior à sua espera”
A história de Rafael parece narrativa de filme: nascido no ABC Paulista e filho de metalúrgico, o hair stylist não pensava em trabalhar em salão quando criança.
“Eu só queria jogar bola e meu pai ficava preocupado com o meu futuro”. Vendo diversos cursos no SENAI e sabendo da habilidade do filho com desenhos, o metalúrgico sugeriu que Rafael fizesse o curso de cabeleireiro.
À princípio, o jovem recusou a ideia. “Meu pai era muito cabeça aberta. Quem tinha preconceitos, nesta época, era eu. Então, ele mentiu e inventou que tinha um galã na Globo que era cabeleireiro. Aí que eu abri a cabeça pra talvez tentar também”, conta.
Logo na primeira aula, Rafael se apaixonou pela prática e se inscreveu no curso. Depois disso, mudou-se para uma cidade do interior com 7 mil habitantes, onde trabalhava com a sogra de seu irmão, que tinha um salão, lavando cabelos e ganhando 1 real por cada cabeça.
Mas ainda não era aquilo que ele queria. Ele comentava com seu pai sobre o sonho de trabalhar com Wanderley de Padua, conhecido cabeleireiro de São José do Rio Preto, na época diretor técnico da marca Wella.
“É isso que você quer, então a gente vai lá pedir pra ele”, disse seu pai, que acompanhou o filho até a cidade para que ele pudesse pedir um emprego. Wanderley deu a oportunidade para Rafael ser seu assistente e foi a partir de então que ele aprendeu todas as técnicas que hoje sabe. Foi com Wanderley que ele eventualmente tornou-se cabeleireiro e teve oportunidade de viajar e fazer cursos pelo mundo todo.
Mas sua ideia ainda era abrir um salão próprio, como o fez, aos 25 anos, ao lado de sua esposa. Os dois queriam apenas uma salinha pequena, “algo só para nós dois”, como ele falava. Porém, um encontro com um estranho na rua o fez abrir o olhar. O homem contou que Deus lhe guardava algo muito maior. “Você está colocando seus sonhos num lugar muito pequeno. Tudo que está preparado pra você é grande. Deus vai te dar algo muito maior do que você espera. Você vai virar uma referência no Brasil e no mundo e, se você se mantiver humilde, vai ser sempre assim.”
Desde então, Rafael já se tornou o segundo cabeleireiro mais visto no YouTube (confira acima um vídeo de seu canal), já foi embaixador oficial da L’Oréal, cuida do visual de diversas celebridades e influencers, é sócio de uma das maiores redes de salões do país, tido como uma referência internacional e, tudo isso, mantendo uma humildade que faz qualquer um que senta à sua cadeira se sentir à vontade — parece que a previsão estava certa.
Onde atender com Rafael
📍 Studio W Cabeleireiros
Shopping Iguatemi Faria Lima | Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP