6 vitaminas e minerais para fortalecer o cabelo
Descubra os principais nutrientes para manter a vitalidade dos fios
Para se manter saudável e forte, o cabelo depende de máscaras de tratamento, shampoos e condicionadores, leave-ins e outros itens cosméticos, mas não podemos que ele também necessita do fornecimento adequado de vitaminais e minerais. Por isso, a tricologista Viviane Coutinho ressalta que o cuidado deve começar sempre na alimentação, já que essa é a melhor maneira de obter os nutrientes que o nosso corpo precisa.
“Além de fazer bem ao organismo como um todo, ter uma dieta regrada e equilibrada ajuda os fios, pois, mesmo que seja necessário fazer uma suplementação, esta não substitui os nutrientes que ingerimos por meio da comida. Na verdade, funciona mais como um complemento”, detalha ela, que é membro docente da Academia Brasileira de Tricologia e CEO do Instituto VIC.
Antes de apostar em suplementos, o primeiro passo é investigar como estão os seus níveis de vitaminas e minerais. “Não há como prescrever suplementação sem saber como está a parte interna, ou seja, é fundamental a realização de alguns exames”, garante.
“O cabelo não é um órgão vital e, por esse motivo, ele é um dos últimos a receber os nutrientes. Logo, é indispensável ter um bom ‘estoque’, afinal, os fios refletem a nossa saúde como um todo‘, completa ela.
A seguir, a Viviane nos ajuda a entender quais são as melhores vitaminas e minerais para o cabelo, e a nutricionista Giovanna Porto nos ensina a encontrar cada uma delas de maneira natural. Veja:
VITAMINAS E MINERAIS PARA CABELO
•Vitamina A
A vitamina A colabora para o crescimento capilar e ajuda a manter o couro cabeludo saudável e o equilíbrio hidrolipídico, que é como se fosse uma proteção que evita a proliferação de bactérias ruins.
– Onde encontrar?
Fígado, couve, abóbora, tomate, gema de ovo, leite integral e seus derivados
Vitamina B
As vitaminas que fazem parte do complexo B ajudam em vários aspectos na saúde capilar. A B3, por exemplo, favorece a circulação do couro cabeludo. Já a B5 atua na prevenção da queda.
A B7 (biotina) e a B12 auxiliam, respectivamente, na produção de queratina e no transporte de nutrientes até os bulbos capilares. Em geral, todas elas contribuem para a elasticidade e a força das madeixas.
– Onde encontrar?
Brócolis, peixes, ovos, nozes, amendoim, uvas e melancia.
Vitamina C
Com sua ação antioxidante, a vitamina C desempenha um papel importante na produção de colágeno e na estruturação dos fios, além de ser eficaz para a manutenção da força e do brilho.
– Onde encontrar?
Suco de laranja, tangerina, mamão papaia, kiwi, castanhas e espinafre.
•Vitamina D
Por estimular os folículos capilares, a vitamina D pode agir no combate à queda dos cabelos, na melhora do crescimento e na produção de novos fios.
– Onde encontrar?
Alimentos de origem animal, em geral, como gema de ovo e atum, e expondo-se ao sol.
Vitamina E
Tem papel antioxidante, ajudando contra os danos provocados pelos radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce.
– Onde encontrar?
Amêndoas, manga, mamão, tomate seco, azeite de oliva e avelã.
Ferro
Auxilia no transporte do oxigênio e, consequentemente, no nascimento, no crescimento e no fortalecimento dos fios.
– Onde encontrar?
Carnes em geral, seja a vermelha, de frango ou peixes e vegetais verde escuro, como couve, brócolis e espinafre.
Zinco
Aliado na produção de proteínas, incluindo a queratina, o zinco contribui diretamente para a força capilar e é um dos elementos principais para a renovação celular.
– Onde encontrar?
Carnes vermelhas, frango, ostras, amendoim, lentilha e castanha de caju.