Continua após publicidade

Usar vaselina nos cílios para aumentar a curvatura funciona?

A tendência de maquiagem que viralizou no TikTok tem muitas ressalvas: a vaselina é um produto derivado do petróleo, pouco sustentável e muito alergênico

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h35 - Publicado em 27 ago 2022, 08h00
vaselina nos cílios
 (ANTONI SHKRABA / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Muitos truques de beleza usam de materiais inusitados para manter um look. O mais recente desses materiais que viralizaram nas redes sociais é a vaselina, que tem sido usada para curvar os cílios

A ideia é aplicar a substância nos fios superiores e, depois, usar um curvex para cílios bem definidos e curvados, sem necessidade de uma máscara para os cílios. Alguns vídeos que ensinam o truque passam de 400 mil likes e 4 milhões de visualizações no TikTok. 

O QUE É VASELINA? 

“A vaselina é uma substância gelatinosa incolor ou amarelada que deriva do petrolato, um dos derivados do petróleo – inclusive, por muito tempo foi conhecida como petroleum jelly (geleia do petróleo)”, explica a Dra. Renata Porphirio, médica dermatologista do Grupo Giovana Moraes. “O processo de produção da vaselina acontece após a retirada da parafina e óleos pesados – nesse momento, o petrolato pode virar vaselina, óleo mineral, ou parafina líquida, e ser utilizado na formulação de remédios e cosméticos.”

Ou seja, apesar de parecer inusitado, os petrolatos são compostos comuns de cosméticos, muito utilizados em produtos com a intenção de manter a hidratação da pele, por exemplo. 

@brighattas

#lashhack tell ur friends

♬ good 4 u – Olivia Rodrigo

Continua após a publicidade

“A vaselina é hidrofóbica, ou seja, praticamente não se dissolve em água, o que faz com que ela se torne uma película sobre a pele, evitando a perda de água transepidérmica e, consequentemente, ajudando a reter a umidade e evitando a evaporação da água já presente na pele”, explica a médica. “A substância é muito usada em cosméticos e produtos dermatológicos para hidratar a pele e deixá-la mais macia, mas a vaselina não hidrata a pele, apenas retém a umidade já presente.” 

VASELINA NOS CÍLIOS FUNCIONA? 

Infelizmente, não. A médica explica que alguns óleos, como o de coco, amêndoa ou a própria vaselina, podem melhorar a condição dos cílios, evitando quebras, mas não auxiliará no crescimento ou na curvatura além do que é naturalmente programado. 

“O que dá essa sensação é o gel refletido pela luz, que faz os cílios parecerem grandes e brilhantes, mas não há evidência para apoiar esta dica”, diz.

Continua após a publicidade

Mas, calma, nem tudo está perdido. A Dra. Renata também explica que a aplicação da vaselina nos cílios não é necessariamente de todo mal. “Se aplicar o produto com um pincel de rímel antigo, é possível deixá-los mais brilhantes e volumosos”, conta. 

QUAIS OS RISCOS DE USAR VASELINA? 

Em cosméticos e produtos farmacêuticos, o petrolato usado é branco, considerado a sua forma mais pura, mas não completamente segura, devido às substâncias cancerígenas que pode conter, ainda que em baixíssimas quantidades. 

Por isso, a vaselina é um produto tóxico e perigoso para a saúde humana, além de não ser nada sustentável e ecológico. “A curto prazo, a principal contraindicação é à alergia e à pele sensível, pois por ser um derivado do petróleo, é um produto de baixa tolerância à pele. Inclusive, você nunca encontrará vaselina em produtos hipoalergênicos”, explica a médica.  

Continua após a publicidade

Por outro lado, a quantidade de vaselina usada com essa função é pequena, por isso, o produto se torna muito econômico e duradouro – o que consiste em um dos seus benefícios. Além disso, como dito alguns parágrafos acima, ela pode ajudar na hidratação e na proteção dos cílios – uma fina camada aplicada na base ou nas pontas dos cílios pode colaborar para uma aparência mais espessa e completa. 

“A vaselina também pode ajudar a retirar com mais facilidade a cola de cílios postiços. Minha recomendação é não utilizar em grande quantidade e se atentar aos sinais de irritação, se for o caso, é preciso interromper o uso”, finaliza a dermatologista. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.