Continua após publicidade

O que as unhas podem revelar sobre seu estado de saúde e como cuidar delas

Manchas, listras e outras características podem indicar condições de saúde específicas. Entenda

Por Giovana Santos
Atualizado em 6 nov 2024, 15h32 - Publicado em 5 nov 2024, 14h00
mãos de mulher com unhas pintadas
Confira dicas para cuidar das unhas | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Você sabia que as suas unhas podem representar um espelho do seu estado atual de saúde? Manchas, listras, cores diferentes e outros problemas muitas vezes indicam condições de saúde específicas. E embora não possamos diagnosticar doenças somente por meio da aparência dos nossos dedos, ficar de olho na região (e cuidar adequadamente dela, é claro) é uma ótima pista para entender como anda o funcionamento do seu organismo. Vamos lá?

O que as suas unhas podem dizer sobre a sua saúde?

1. Listras acastanhadas: melanoma

unha

Sim, do mesmo jeito que você fica de olho nas manchas da sua pele, é preciso fazer o mesmo com as unhas. Melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele, pode aparecer na camada das suas unhas – frequentemente expostas ao sol – e passar despercebido. Qualquer tipo de pigmentação assimétrica pode ser um sinal da doença, mas o melanoma em unhas, geralmente, se parece com uma faixa vertical pigmentada que se estica até a cutícula.

2. Linhas brancas: deficiência de nutrientes

unha problema

Faixas brancas horizontais que abrangem toda a unha são chamadas de linhas de Muehrcke. A causa provável: deficiência de proteína ou zinco. Nada que um check-up mensal com o seu médico não possa resolver.  Em casos mais raros, a linha pode sinalizar problemas mais sérios como doença renal ou problemas de fígado.

3. Sulco vertical (fissura): idade

problema unha

Continua após a publicidade

Se você notar sulcos verticais e aspereza aparecendo em suas unhas – sinal que não aparecia há alguns anos atrás, provavelmente, não é nada mais do que o efeito do envelhecimento. No mundo das unhas, essas seriam as famosas rugas.

4. Unhas côncavas: deficiência de ferro ou anemia

unha côncava

Esta deformidade não é sutil. Por isso, é fácil de notar que algo está errado. As chamadas “unhas colher” acontecem devido a uma deficiência de ferro. Neste caso, a ponta fica tão fina que se torna côncava. Em circunstâncias muito raras, o sintoma pode estar associado a doenças da tireoide e a problemas cardíacas.

5. Unhas quebradiças ou secas: fatores externos

problemas unha

Unhas rachadas, quebradiças e sem força. Na verdade, se você vai à manicure com frequência ou mexe com muita água ou produtos de limpeza em casa, esses sintomas são comuns. Porém, se ele persistir, isso pode ser um sinal de problemas na tireoide. Por isso, procure o seu médico.

Continua após a publicidade

6. Manchas brancas: insuficiência renal ou hepática

unhas manchas brancas

Boa parte da população já viu ou tem pequenas manchas brancas (em forma de meia-lua) na base das unhas. Relaxa. Isso não é o problema. Agora, se elas aumentarem suas proporções (de olho na foto!). Isso é um sinal de insuficiência renal, doença que pode aparecer em pessoas com diabetes ou pressão arterial elevada. De qualquer maneira, é importante consultar o seu médico.

7. Estrias vermelhas: problemas no coração

unha estria vermelha

Se você não prendeu o dedo no carro, linhas avermelhadas nas unhas não são normais. Elas podem indicar uma infecção cardíaca ou endocardite, que pode ser acompanhada de gripes, perda de peso, dores musculares e tosse. Viu algum dos sintomas acima? Procure um médico.

8. Corrosão das unhas: psoríase

unha corrosão

Continua após a publicidade

Pequenas crateras nas unhas são, muitas vezes, um sintoma de psoríase — doença de pele crônica que causa erupção cutânea escamação. Se os sintomas persistirem, já sabe: procure ajuda.

9. Bordas arredondadas: problemas pulmonares

unha larga

Se a sua unha é curva, arredondada e as pontas dos dedos parecem inchadas, isso poderia significar um problema relacionado ao seu pulmão. Mas, isso também pode ser tiroide ou doença hepática. Vale lembrar que todos esses sintomas devem ser avaliados por um médico. Só o profissional será capaz de dar o veredicto final e receitar os medicamentos adequados.


Faça um detox nas unhas

A rotina de fazer as unhas toda semana também pode causar problemas na região, deixando suas unhas escamadas, quebradiças e enfraquecidas.

Continua após a publicidade

Além disso, o esmalte dificulta a visualização dos sinais de saúde. Por isso, é bom fazer um “detox das unhas” de vez em quando.

“As unhas, como cabelo e outras partes do nosso corpo, precisam de alguns cuidados simples para mantermos a saúde. É necessário deixar que as unhas ‘respirem’ de vez em quando”, diz Luzia Costa, especialista em estética e fundadora da Sóbrancelhas.

Confira abaixo o passo a passo para deixar suas unhas saudáveis em casa:

  1. Retire o esmalte. Neste passo é importante você tirar o esmalte das unhas sem que fique resquícios nos cantinhos. Utilize um palito próprio com algodão. Escolha o removedor de esmaltes sem acetona em sua composição. Após retirar, lave as unhas em água morna.
  2. Lixe as unhas. Lixe suas unhas, deixando com aspecto natural e retirando as pontinhas que podem ter surgido.
  3. Esfolie suas mãos. Neste passo é necessário utilizar um esfoliante próprio para as mãos ou um esfoliante caseiro. Aplique no dorso de sua mão e espalhe nas duas mãos, massageando-as. Retire o excesso com uma toalha ou com água morna novamente.
  4. Hidrate as cutículas. Este passo é muito importante. Hidratar as cutículas auxilia a saúde das unhas, deixando-as mais fortes e resistentes. Então, utilize um hidratante específico para as cutículas, aplicando sobre elas e massageie para absorver o produto.
  5. Aplique uma base. Após a hidratação, passe nas unhas uma base fortalecedora para deixa-las fortes, e evitar escamações e lascas.
  6. Proteja suas mãos. Por fim, após realizar o passo a passo, lembre-se de sempre proteger suas mãos com luvas ao realizar atividades domésticas, e até mesmo quando for utilizar produtos de limpeza, assim você manterá a hidratação evitando o ressecamento.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.