Continua após publicidade

Tudo sobre retinóides

Indicados para amenizar o envelhecimento da pele e para o tratamento de acne, os retinóides são queridinhos na rotina de skincare

Por Victoria Theonila
Atualizado em 21 out 2024, 16h35 - Publicado em 11 jul 2021, 09h00
Tudo sobre retinóides (ativo queridinho na rotina de skincare): benefícios, tipos e como agem na pele.
Pele renovada após o uso de retinóides na rotina de skincare (puhhha/Getty Images)
Continua após publicidade

Um estudo da Biblioteca Cochrane, que reúne uma coleção de bancos de dados em medicina e outras especialidades da área da saúde, mostrou que os retinóides estão entre as substâncias mais eficazes do skincare, principalmente para o tratamento do fotoenvelhecimento cutâneo, mas você sabe exatamente o que eles são? Boa Forma te explica:

O QUE SÃO

Esses ativos são encontrados em cosméticos e dermocosméticos e são derivados de vitamina A, segundo a dermatologista Luiza Archer.

QUAIS OS FORMATOS

Os retinóides mais conhecidos e utilizados na dermatologia são: a isotretinoína, o retinaldeído e o retinol, sendo que odem ser encontrados em versões em gel, séruns, cremes e loções. Além disso, a substância também pode ser encontrada na composição de antibióticos, como o Roacutan.

PARA QUE SERVEM

“Eles agem diretamente na renovação celular, esfoliação e na síntese de colágeno, o que garante uma pele mais firme e uniforme”, explica.

Segundo Archer, esses derivados são recomendados também para o tratamento de acne, rugas, linhas finas e clareamento de manchas na pele, ajudando a regular o sebo e até o aspecto áspero da pele.

COMO USAR

Atenção: para usar esse ativo, é essencial passar pela avaliação de uma dermatologista, uma vez que pode causar vermelhidão e descamação da pele, principalmente das mais sensíveis e alérgicas.

“Apesar de ser indicado para uso noturno, ao aplicar algum tipo de retinóide, é muito importante redobrar os cuidados de proteção com o filtro solar durante o dia, já que esse ativo acaba trazendo alguns efeitos colaterais à pele, como hipersensibilidade ao sol, afinamento da pele, deixando o tecido mais frágil e exposto”, completa a dermatologista.

Continua após a publicidade

COMPRE:

Tudo sobre retinóides

compre aqui

Tudo sobre retinóides

compre aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.