6 tratamentos para combater a flacidez, a celulite e a gordura localizada
A tecnologia já avançou muito e existem muitas maneiras seguras de combater a flacidez, a celulite e a gordura localizada
O verão é uma estação que pede por roupas frescas que, muitas vezes, deixam o corpo à mostra. E não é nenhuma novidade que muitas mulheres preferem evitar essas peças porque deixam à vista suas celulites, flacidez ou gordura extra.
Porém, por mais que essas inseguranças sejam, na realidade, fruto de uma construção social que fala para meninas e mulheres que os seus corpos devem ser perfeitos o tempo inteiro, muitas vezes buscar cuidar dessas condições colabora para a autoestima. E, hoje, já existem uma série de tratamentos que podem ajudar com isso.
Os hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a rotina de exercícios físicos, têm um papel importante nesse processo. Nesses casos, o tratamento entra como um extra, que colabora para remodelar a silhueta, tratar a celulite e, principalmente, a gordura localizada, às vezes difícil de perder pelos métodos tradicionais.
“As técnicas injetáveis vão agir localmente e quanto mais tratamentos associados, melhores os resultados”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. “Precisamos ter em mente também que o tratamento deve ser feito em todas as camadas (muscular, gordura localizada e pele).”
De acordo com a médica, as principais queixas giram em torno de um conjunto específico de partes do corpo: abdômen, flancos, glúteos, coxas e o culote. Antes de fazer qualquer procedimento, no entanto, é necessário passar por uma avaliação individual, conduzida por um profissional adequado, que vai entender as suas necessidades e indicar o melhor tratamento para o seu caso específico.
Ainda assim, confira, abaixo, as principais técnicas quando o assunto são tratamentos para flacidez, gordura e celulite:
Substâncias injetáveis redutoras de gordura
O tratamento de maior eficácia, segundo a médica. Consiste na aplicação subcutânea (na camada de gordura) de medicamentos que causam degradação na molécula de gordura.
“Esses ativos agem somente no local aplicado, aumentando o metabolismo local e reduzindo significativamente a gordura naquela região”, diz a médica, que ressalta que eles também causam um processo inflamatório que gera dor e desconforto por alguns dias após a aplicação, principalmente na região dos braços e costas.
2Emsculpt Neo
É o primeiro e único aparelho de body shaping não invasivo, isto é, o procedimento atua com benefícios de queima de gordura e hipertrofia do músculo através do tratamento.
Esse aparelho emite simultaneamente a radiofrequência sincronizada ao estímulo muscular da tecnologia HIFEM (campo eletromagnético focalizado de alta intensidade), responsável por atuar na diminuição das células de gordura. O resultado é maior queima de gordura e maior crescimento muscular do que qualquer outro procedimento, tudo isso de maneira mais rápida e menos custosa.
Bioestimulador de colágeno
Segundo a médica, o uso de Radiesse, um bioestimulador injetável, é indicado para melhorar a qualidade da pele, reduzindo a flacidez. “A substância é aplicada para promover uma inflamação controlada, a fim de estimular as células formadoras de colágeno (fibroblastos) a produzirem colágeno, por volta de 18 meses”, conta.
Emtone
Uma novidade que promove ação mecânica e de calor (42°C) que simultaneamente aumenta a produção de colágeno e reduz a fibrose ou a celulite.
A radiofrequência do Emtone vai agir nas 5 causas dos polêmicos furinhos. Primeiro, na redução da gordura; segundo, na ação no septo de colágeno, diminuindo as travinhas da celulite; terceiro pela sua função na pele, estimulando colágeno e deixando uma pele mais estruturada, mais firme, não tão flácida; quarto pelo benefício na circulação, ao descomprimir os tecidos e melhorar a retenção de líquido da paciente; e, por fim, há um recolhimento de metabólitos e lixos orgânicos que podem ficar em um tecido que está congestionado e inflamado pela celulite.
5Preenchimento corporal
Os preenchedores são uma grande novidade para remodelação corporal. “Assim como naqueles utilizados no rosto, os preenchedores corporais também são feitos de ácido hialurônico, porém a quantidade da substância é bem maior. Por essa característica, os preenchedores corporais têm maior poder de volumização e de efeito lifting da região tratada”, explica a Dra. Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
De acordo com a profissional, os preenchedores corporais são aplicados principalmente nos glúteos, mas também podem ser utilizados nas mãos, mamas, coxas, braços, quadris, panturrilha e região peitoral masculina.
“O paciente já sai do consultório enxergando os resultados do tratamento, que permanecem por cerca de 12 meses”, destaca a médica. Outra vantagem é que os preenchedores corporais são tão seguros quanto os faciais. “As complicações faciais são mais comuns, pois o rosto tem muitos vasos e nervos, que são mais superficiais do que os presentes no corpo. Mas, assim como qualquer procedimento, o preenchimento corporal não é isento de complicações, que podem incluir infecções, formação de nódulos, hematomas e até necrose. Por isso, é fundamental buscar por um profissional experiente”, acrescenta a dermatologista.
6Atria
Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ultrassom ultrafocado Atria é capaz de atuar na redução de gordura e deixar a pele mais firme.
“Em alguns casos, a gordura localizada no abdômen não é a única alteração e aparece com a flacidez de pele, mesmo quando o músculo já é bem trabalhado”, explica. Em ambos os casos, o Atria pode ser usado – e na mesma sessão. “Essa é a única tecnologia a associar scanner de ultrassom com a caneta ultrassônica para gerar dois tipos de efeito térmico com um novo formato de entrega de coagulação radial intermitente, permitindo tratar a gordura localizada e, também, a flacidez dessas regiões de maneira mais rápida, com máxima eficiência e muito menos dor.”