Continua após publicidade

Substâncias nocivas em cosméticos: saiba quais você deve evitar

Conheça os principais componentes perigosos à saúde utilizados em produtos de beleza

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 17h40 - Publicado em 8 mar 2024, 21h30

Você já parou para ler a fórmula dos seus produtos de beleza? Sabia que, por trás das promessas de cabelos mais macios e sedosos, os cosméticos podem carregar componentes que podem ser prejudiciais à saúde?

“Para aqueles que buscam mais qualidade de vida, são alérgicos ou querem substâncias eficientes, porém mais naturais, o ideal é pesquisar a marca do item desejado, para saber se ela realmente se preocupa com essa questão”, afirma Julinha Lazaretti, sócia da Alergoshop.

A seguir, conheça alguns dos principais ingredientes agressivos que podem ser encontrados nos cosméticos e comece a evitá-los!

Substâncias nocivas nos cosméticos

Os parabenos são frequentemente usados na indústria cosmética com o objetivo de prolongar a vida útil dos produtos e prevenir a proliferação de bactérias e fungos. No entanto, alguns estudos recentes têm investigado o impacto deles na saúde, gerando vários debates e controvérsias.

Continua após a publicidade

Existem preocupações sobre o potencial disruptor endócrino dos parabenos, ou seja, sua capacidade de interferir na regulação dos hormônios no nosso organismo. O câncer está entre os efeitos adversos que podem surgir por causa disso.

“Os parabenos têm uma capacidade de causar alergias no paciente e foram também encontrados em pacientes oncológicos. Como ainda existe a dúvida se eles têm ou não algum poder oncológico, o melhor a se fazer é evitá-los” explica Herbeth Sobral, dermatologista da clínica Mais Excelência Médica.

Além disso, é importante lembrar que esses conservantes podem ser absorvidos pela pela e se acumularem no corpo ao longo do tempo.

O formaldeído é outro componente utilizado como conservante em produtos para cabelo, unhas e pele. Além de ter sido classificado como cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, ele é um agente irritante da pele, dos olhos e das vias respiratórias, favorecendo vermelhidão, coceira e reações alérgicas.

Geralmente, os ftalatos são usados em plastificantes de esmaltes, fragrâncias de cosméticos e produtos para o cabelo. Assim como os parabenos, eles também levantam preocupações devido à possibilidade de afetarem o sistema endócrino, imitando ou bloqueando os hormônios naturais.

Por ter propriedades antimicrobianas, o triclosan é bastante encontrado em produtos como sabonetes e cremes dentais. O uso indiscriminado desse componente tem sido apontado como um fator que pode gerar resistência a antibióticos e desequilíbrios hormonais.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.