Nunca se falou tanto sobre skincare vegano. Com projeção de movimentar mundialmente US$ 21 bilhões até 2027, segundo um estudo da MarketGlass, o segmento também ganha cada vez mais espaço no Brasil com a chegada de marcas internacionais e o lançamento/crescimento de marcas nacionais.
Inclusive, uma pesquisa feita pela Opinion Box em 2022, a pedido da Flora Cosméticos e Limpeza, aponta que 9 em cada 10 brasileiras preferem produtos de beleza veganos (sem componentes de origem animal, como mel e cera de abelha, lanolina, colágeno e carmina), naturais (sem componentes sintéticos) e não testados em animais (cruelty-free) — ainda que, pelo preço ou por outro motivo, acabem consumindo as alternativas convencionais.
O QUE É O SKINCARE VEGANO
Antes de mergulhar nos benefícos para seu rosto, é importante entender exatamente o que é skincare vegano. Assim como seguir uma dieta vegana, os cuidados com a pele envolvem renunciar a todos os ingredientes derivados de animais na fórmula. Na prática, isso significa evitar ingredientes como cera de abelha, colágeno, lanolina, querotina, carmim, gelatina, mel e esqualano.
Mas um erro comum é presumir que os cuidados com a pele naturais também são, por procuração, veganos. Da mesma forma, ‘livre de crueldade’ não significa automaticamente que um produto é vegano. Seus ingredientes simplesmente não foram testados em animais por um fornecedor, fabricante, produtor ou terceiros. Algumas marcas podem ser livres de crueldade e naturais sem serem veganas e vice-versa.
O que nos leva ao maior problema do mercado de beleza vegano: a regulamentação. Não há uma agência certificadora oficial. Então é importante sempre fazer sua pesquisa antes de comprar.
BENEFÍCIOS DO SKINCARE VEGANO
Além de ser uma boa notícia para os animais, os cuidados com a pele veganos também são melhores para todos os tipos de pele, especialmente se você tem tendência a acne ou sofre de sensibilidade. Alguns ingredientes animais populares podem ser mais pesados, mais oleosos e obstruir os poros (lanolina, por exemplo, é a gordura da lã de ovelha).
“Esse tipo de fórmula traz inúmeros benefícios para a saúde, incluindo menor risco de alergias e toxicidade ao organismo e ao meio ambiente. Ou seja, incluí-las na rotina de cuidados com a pele é muito positivo para o indivíduo e para a sociedade como um todo”, diz a dermatologista Alessandra Fraga, cofundadora e diretora científica da Hela Beauty.
Mas para ter os benefícios não basta ser vegano. “Mais do que veganos, eles precisam ser ‘limpos’, livres de derivados potencialmente nocivos. Esse conceito, chamado de Clean Beauty, ainda é pouco conhecido no Brasil, mas a tendência é que ganhe cada vez mais espaço no mercado”, pontua a especialista.
Ah, e para quem ainda está com um pé atrás no quesito alta performance, Alessandra garante que os agentes extraídos de plantas e afins oferecem resultados tão bons como os mais utilizados pela indústria atualmente. “O segredo está na alta concentração dos princípios ativos”, explica.
6 MARCAS BRASILEIRAS DE SKINCARE VEGANO PARA VOCÊ CONHECER
1Care Natural Beauty
Todos os produtos são livres de crueldade, veganos, sem preservativos artificiais, livres de parabenos e tem produção orgânica. A CARE possui as certificações de uma uma marca vegana, cruelty free da PETA, selo IBM de uma marca com ingredientes naturais e livres de toxinas, selo EU RECICLO para a compensação e reciclagem e o selo CO2 Neutro.
Simple Organic
Orgânica, vegana, cruelty free e com uso de ingredientes naturais. A Simple Organic desenvolve os produtos na Itália com matérias-primas brasileiras. Ela não possui nenhum sintético nocivo à saúde.
3Quintal
A Quintal Dermocosméticos apresenta soluções multifuncionais com ativos verdes e de eficácia comprovada.
Sallve
A Sallve, além de ser totalmente vegana, tem um diferencial que é a troca com os consumidores. As fórmulas são criadas através de pesquisas e também de conversas com o público.
5Bioart
A Bioart Biocosmetics é pioneira em criar e produzir maquiagens ecológicas e biocosméticos no Brasil. Seu portfólio mantém o foco no amor à natureza e aos animais.
Hela Beauty
Fundada pela influencer e empresária Helena Bordon e a dermatologista Alessandra Fraga no final de 2020, a marca conta atualmente com onze produtos veganos e cruelty-free, incluindo uma linha focada em questões frequentes na gestação (estrias, acne, manchas…) e um revolucionário protetor solar facial com textura de sérum.