A indústria de cuidados com a pele é um dos mercados de beleza que mais cresce. E, dentro desse segmento, o de skincare natural fica na frente: de acordo com o relatório do Fact.MR, o segmento irá aumentar mais de duas vezes até 2031. E os principais motivos para isso são:
- Conscientização sobre os benefícios de produtos sem muita química
- Tendência de beleza para o uso de produtos veganos e naturais
- Prevenir alergias, erupções cutâneas e irritações da pele causadas pelos compostos químicos
- Adoção de consumo ecológico e sustentável
Mas… O que são produtos naturais para a pele?
De modo geral, a dermatologista especialista em beleza natural Luiza Archer, do Rio de Janeiro, explica que se tratam de produtos que não contém em sua composição ingredientes com potencial de bioacumulação e toxicidade no nosso organismo (como potencial disruptor endócrino, por exemplo) ou no meio ambiente. “Além disso, cosméticos naturais contém ingredientes naturais como óleos vegetais e essenciais, extratos e argilas que podem oferecer múltiplos benefícios para a nossa pele”.
O rótulo “natural” não é regulamentado em todo o setor. No Brasil, não temos uma certificação oficial que defina exatamente o que são itens naturais, veganos e orgânicos. As regulações surgiram de instituições certificadoras, sem ligação direta com o governo, como é a ANVISA, por exemplo, e que verificam cada etapa e emitem um selo para as marcas. Por isso, os parâmetros definidos por essas organizações se tornaram modelo, que é usado para qualificar essa categoria.
Qual a rotina ideal de cuidado com a pele usando produtos naturais
“O passo a passo básico da rotina costuma ser o mesmo: limpeza, hidratação e proteção solar, podendo conter uma ou outra etapa a mais dependendo da necessidade de cada pele. O que muda são os produtos, que não contém ingredientes nocivos e priorizam ativos naturais”, explica a dermatologista.
Benefícios do skincare natural
De acordo com uma revisão clínica de extratos de plantas em cuidados com a pele de 2015, os produtos botânicos podem ser uma rica fonte de vitaminas e antioxidantes.
De acordo com os autores da revisão, os extratos de plantas podem ser uma alternativa segura e econômica aos sintéticos. “Todos os tipos de pele podem utilizar e se beneficiar com os cosméticos naturais, independente do fototipo e das características da pele. Os ativos naturais tendem a ser muito menos irritantes para a pele do que os convencionais, mas ainda assim, é muito importante a indicação correta de cada ativo. Por exemplo, nem toda pele com acne é oleosa, algumas pessoas têm acne e pele sensível e apresentam muita dificuldade na adaptação a cosméticos convencionais, porque irritam a pele com o passar do tempo. É mais fácil sustentar esse tratamento com ativos naturais e também obter uma boa melhora do quadro”, diz Luiza.
Pele oleosa
Uma rotina natural de cuidados com a pele para pele oleosa pode ajudar a reduzir a oleosidade sem o uso de regimes caros de cuidados com a pele ou medicamentos manipulados.
Pele seca
Não há nada mais frustrante do que coceira na pele causada pelo ressecamento. Procure por ceramida, ou melhor, phytoceramidas, dentre os ingredientes dos hidratantes, pois são uma substância que restaura a barreira de proteção natural da pele, pois são lipídios densos que ajudam a reter a hidratação. Óleo de jojoba é um poderoso hidratante e anti-inflamatório, graças aos seus antioxidantes, de acordo com um estudo de 2021.
Pele mista
Produtos que incluem ingredientes agressivos, como fragrâncias, podem irritar tanto a pele oleosa quanto a seca. O uso de produtos naturais para cuidados com a pele pode ajudar as pessoas com pele mista.
Peles acneicas
Ajuda a prevenir efeitos colaterais indesejáveis, como ressecamento, vermelhidão e irritação.
Pele sensível
Uma rotina natural de cuidados com a pele para peles sensíveis pode ajudar a reconstruir uma barreira cutânea saudável, evitando produtos com ingredientes irritantes.
Um estudo de 2018 examinou o risco de sensibilidade da pele associada a produtos que contêm fragrâncias. Produtos que você usa por um longo período, como hidratantes, podem ser mais propensos a causar problemas de pele.
Glossário de termos de beleza natural
Para não cair no marketing das embalagens, Luiza recomenda aprender a identificar nos rótulos se há ingredientes nocivos na composição do produto, verificar os selos das principais certificadoras que atestam que o produto tem uma composição limpa ou ingredientes orgânicos (como a Ecocert, por exemplo), e buscar ajuda profissional para saber qual é o melhor produto para o seu caso.
A seguir alguns termos que vale saber antes de comprar produtos de beleza:
Natural
Para ser considerado natural, o produto não pode ter aditivos químicos em sua composição. Foi estipulado que deve ter acima de 95% de ingredientes naturais e os outros 5% podem ser sintéticos desde que sejam seguros para a saúde e para o meio ambiente. Não são permitidos, na categoria natural, testes em animais, mas acontece de haver insumos de origem animal, como mel e cera de abelha. Ou seja, podem ser cruelty free, mas não veganos.
Existem também aqueles que são naturais, mas não têm a certificação, e aí podem ter essa proporção um pouco diferente.
Orgânico
São aqueles que têm cerca de 95% de ingredientes orgânicos, sendo que os outros 5% devem ser naturais e não realizam testes em animais. Isso quer dizer que todos os processos da cadeia produtiva da matéria-prima são analisados. Os ingredientes devem vir de uma agricultura que não faz uso de organismos geneticamente modificados (OGM), ingredientes petroquímicos, pesticidas, hormônios e fertilizantes sintéticos.
No Brasil, temos a certificadora Ecocert, que emite o selo COSMOS que garante processos de produção e processamento amigos do ambiente, respeitando também a saúde humana. Com esse certificado, a garantia do produto é de que:
- No mínimo 95% das plantas que contém são orgânicas
- Pelo menos 20% dos ingredientes orgânicos estão presentes na fórmula total (10% para produtos enxaguáveis).
Green Beauty
É um termo que define uma beleza com menos impacto ambiental, em que os componentes vêm 100% da natureza e de uma agricultura responsável e passam por poucos processos industriais.
Clean beauty
Clean beauty ou beleza limpa significa que não contém ingredientes nocivos na sua composição, embora possa conter ativos sintéticos, desde que sintéticos seguros.
Vegan
Vegan ou vegano significa apenas que não contém ingredientes de origem animal, mas ainda pode conter algum ingrediente nocivo que seja vegano também, é preciso ter cuidado.
Cruelty free
Significa apenas que o produto não foi testado em animais. Mas ele ainda pode ter ingredientes nocivos.