Skincare da ayurveda: tipos de pele e como cuidar
A tradicional medicina integrativa indiana olha o indivíduo como um todo, por isso a beleza vem de dentro para fora
Os cuidados ayurvédicos com a pele são baseados na antiga medicina indiana, que enxerga o indivíduo de forma completa. Para o skincare da ayurveda, as manifestações na pele dizem como está sua saúde – física e mental.
“Estando íntegro, vamos expressar a beleza externamente. Isso é o resultado da vitalidade (o ojas), a quinta essência do ser”, diz Marcia Gama, terapeuta ayurvédica e fundadora da marca de skincare e autocuidado Botica Ayurveda Simples, de São Paulo, que complementa: “É o que dá o brilho na pele, nos olhos, o que nos deixa bonitos. Em ayurveda é impossível cuidar da beleza sem tratar a digestão do que comemos – mas não digerimos apenas os alimentos, mas também as emoções que sentimos”.
A prática inclui tratamentos faciais ayurvédicos, tratamentos para doenças de pele e formulações de ervas para a pele e cabelos. Existem dezenas de receitas: e um dos conceitos da medicina indiana é que não devemos usar na pele nada que não possamos comer. “Nossa pele absorve tudo e será digerido pelo organismo”, pontua Márcia.
Atualmente, existem muitas formulações ayurvédicas para cuidados com a pele no mercado, mas é importante conhecer a qualidade e os ingredientes de seus produtos para obter os melhores resultados.
É importante ter um bom diagnóstico de pele para saber quais ativos realmente usar. “Temos que nos observar diariamente, pois nossa pele, cabelo, tem variações e são influenciados de acordo com o clima. Em São Paulo, minha pele e cabelos são mais secos, mas em Fortaleza, devido a umidade, fica completamente diferente e deve-se considerar isso. A base do autocuidado na ayurveda é a se olhar com atenção, autoconhecimento”, explica Márcia.
ENTENDENDO OS TIPOS DE PELE PARA O SKINCARE DA AYURVEDA
Os tratamentos de cuidados com a pele são baseados no tipo de pele. De acordo com o Ayurveda, o tipo de pele de uma pessoa é baseado nos três doshas. São forças bioenergéticas ou vitais que compõem a constituição do corpo e da mente. Eles são:
1Vata (vento)
De acordo com a tradição ayurvédica, uma pessoa com dominância vata tem pele seca e áspera que tende a enrugar se não for hidratada regularmente.
A pele do tipo Vata tem menos depósitos de gordura e precisa de mais hidratação, tanto externa quanto internamente.
Recomenda-se o uso de hidratantes à base de óleo na pele e o consumo de temperos quentes como o gengibre. Ela também sugere que a ashwagandha, uma antiga erva indiana, pode reduzir o ressecamento da pele quando adicionada a uma máscara facial.
Melhores ativos:
Ashwagandha, moringa, aveia, leite, arroz, argila amarela, calêndula, alcaçuz, óleos essenciais de néroli, olíbano, gerâneo, óleos vegetais de gergelim, amêndoas, abacate.
Evitar procedimentos abrasivos, ativos adstringentes e limpezas muito profundas, a pele tende a perder nutrientes facilmente então capriche em cremes mais pesados e nutritivos.
2Pitta (fogo)
Pessoas com pitta alto tendem a ter pele oleosa que pode ser propensa a acne e rosácea.
Esse tipo de pele precisa de mais elementos refrescantes como aloe vera, açafrão (que é anti-inflamatório) e sândalo (que reduz espinhas e vermelhidão).
Melhores ativos:
Rosas, neem, cardamomo, alcaçuz, calêndula, hibisco, jasmim, aloe vera, cúrcuma, argila vermelha ou rosa, óleos essenciais de curcuma, sandalo, jasmim, lavanda, tea tree, óleos vegetais de semente de uva, romã e abacate.
Requere proteção extra contra o sol, ativos refrescantes e muita hidratação, a pele pode se tornar mais sensivel com estresse e alimentos picantes, ácidos e fermentados.
3Kapha (água e terra)
A pele Kapha tende a ser fria e oleosa, e pode ser propensa a espinhas e retenção de água. Recomenda-se a escovação a seco para remover obstruções, estimular o sistema linfático e esfoliar.
Ela também sugere evitar cremes à base de óleo e aplicar máscaras faciais regularmente.
Melhores ativos:
Triphala, moringa, centella asiática, neem, cúrcuma, mel, aloe vera, matchá, chá verde, moyashi, argila verde e preta, óleos essenciais de junípero, tea tree, óleos vegetais de semente de uva e aloe vera.
Limpeza e esfoliações regulares. Para manter a luminosidsde é preciso manter uma rotina ativa e evitar laticínios, principalmente no inverno.
REFEITAS PARA MÁSCARAS FACIAIS AYURVÉDICAS
É na cozinha que se encontram os ingredientes necessários para uma máscara facial tradicionalmente ayurvédica.
A farinha de grão-de-bico com uma uma pitada de açafrão e leite, suco de limão ou água de rosas para transformá-lo em uma pasta para uma receita indiana clássica de cuidados com a pele.
É importante lembrar que, de acordo com a ayurveda, diferentes tipos de pele requerem diferentes cuidados com a pele. E se você tiver alguma dúvida com os ingredientes de uma máscara facial, é importante consultar um profissional médico para obter orientação. Marcia Gama oferece esse serviço pelo site de sua marca.
- Máscara facial Vata
Ingredientes
1 Colher de Sopa de farinha de grão de bico
Uma pitada de açafrão em pó
1/4 xícara de água de rosas, iogurte ou leite frio
Instruções
Misture os ingredientes para fazer uma pasta.
Aplique no rosto e deixe agir por 10 a 15 minutos, ou pouco antes de secar.
Lave com água morna.
Aplique um hidratante à base de óleo. O óleo de gergelim também pode ser usado.
- Máscara facial Pitta
Ingredientes
1/4 xícara de gel de aloe vera (certifique-se de que não há outros ingredientes ou aditivos) – a famosa babosa
Gotas de água de rosas
1–3 bolas de algodão
Instruções
Mergulhe o algodão na água de rosas e aplique na pele para limpá-la.
Aplique o gel de babosa e deixe na pele por 10 a 15 minutos.
Lave com água morna.
Aplique um hidratante suave, como produtos que contenham óleo de gerânio.
Repita 2–3 vezes por semana.
- Máscara facial Kapha
Ingredientes
1 colher de chá de mel
uma pitada de açafrão em pó
Instruções
Misture o mel e o açafrão em pó.
Aplique na pele e deixe por 10 minutos.
Lave com água morna.