Hoje, muito se fala sobre um estilo de vida mais sustentável e eco-friendly para ajudar o meio ambiente. Cerca de 9 milhões de embalagens plásticas são jogadas no oceano todos os anos causando impactos imensuráveis no planeta, e isso inclui nossas embalagens de limpeza capilar. Como uma alternativa, o shampoo e condicionador em barra vem ganhando fama no mercado como uma maneira mais sustentável para nossos cuidados, promovendo maior duração (80 lavagens) e até mesmo um preço mais acessível.
Cerca de 9 milhões de embalagens plásticas são jogadas no oceano todos os anos
Mas ainda há várias duvidas em relação ao produto. Será que ele aumenta o frizz? O condicionador hidrata da mesma maneira que o líquido? A sua duração é tão longa quanto falam? Por esses e outros motivos, testei alguns shampoos e condicionadores em barra e trouxe aqui minha experiência e opiniões.
Assim que recebi os produtos a primeira coisa que me chamou atenção foi o cheiro: Acredito que, pelo fato de serem em barra devem mais concentrados, então o cheiro do shampoo e do condicionador sólido são muito mais marcantes (e ficam no cabelo também!) A textura dele também não é completamente “lisa” como os sabonetes. São mais texturizados, o que facilita muito o uso. E todos que recebi possuíam um formato perfeito para segurar sem grandes problemas (o que é bem útil quando sua mão está molhada e passando a barra no cabelo).
1 barra de shampoo = 80 lavagens
O shampoo em barra
Não gostei na primeira vez que usei. Achei que o shampoo demorou um pouco até de fato começar espumar e cometi o erro de passar a barra em movimentos circulares no topo da cabeça. Gabi Balan, hairstylist do TP Beauty Lounge, diz que essa é a maneira errada de utilizar o produto. “A barra deve ser passada seguindo do couro até as pontas, sem fazer o movimento no sentido contrário, já que, diferente do sabonete, não precisa fazer tanta espuma”. Ao aplicar o shampoo em barra no sentido contrário, você pode acabar criando um frizz maior no cabelo, o que foi exatamente o que aconteceu comigo.
Outro fator que pode contribuir para o frizz é o fato do produto em barra ser mais alcalino que os de frasco, o que, segundo Gabi, pode causar frizz e maior embaraçamento dos fios. Não senti os fios mais embaraçados, justamente o contrário. O shampoo possuía uma espuma mais hidratante e notei poucos nós no meu cabelo.
O condicionador em barra
Sobre o condicionador, foi paixão à primeira vista! Como eu tenho luzes e o meus fios são finos, mesmo após o condicionador, tenho uma dificuldade enorme de desembaraçar sem quebrar meu cabelo (requer paciência também) mas com os condicionadores sólidos embaraçou muito menos!
“Como o condicionador é feito por ingredientes naturais, costuma ser menos agressivo e ajuda a deixar os fios mais macios”
Senti que conforme passava a barra meus fios ficando macios e soltando mais facilmente, penteando só com as pontas dos dedos, desde a primeira aplicação! “Como é feito por ingredientes naturais, costuma ser menos agressivo e ajuda a deixar os fios mais macios”, explica Gabi.
Shampoo Sólido Vegano de Coco, Expresso Mata Atlântica
Condicionador Hidratação Profunda, B.O.B
Condicionador em barra cachos, Lola Cosmetics
Shampoo em barra cachos, Lola Cosmetics
Não vou negar, usando shampoo e condicionador em barra por esse cerca de um mês, senti que o frizz aumentou. Mas como a maneira que eu aplicava estava errada, pode ser esse o problema. Em compensação, senti meus fios mais macios no dia-a-dia e o formato dos meus cachos, que geralmente se perdiam de um dia pro outro, seguraram um pouquinho mais.
Senti meus fios mais macios e os cachos duraram mais
O desgaste do produto também foi algo que me surpreendeu, pois não acreditava que a barra renderia 80 lavagens. Mas ao final do teste, notei uma mudança pequena no tamanho do produto, apesar de eu lavar meu cabelo em média 3 vezes na semana, ou mais. Então, com certeza, ele chegará em 80 lavagens.
Conclusão
Em resumo, o produto atende bem a sua proposta e não deixa a desejar quando falamos sobre as qualidades que trazem para o cabelo. Com toda certeza irei adicionar nas minhas prioridades os shampoos e condicionadores em barra para, em um futuro próximo, substituírem as embalagens plásticas no meu banheiro. 🙂
*Alguns produtos acima possuem links para a compra para os parceiros de afiliação do Grupo Abril – com preços referentes ao mês de abril de 2021.
** A Boa Forma não recebe cachê para realizar os testes dos produtos, que são enviados pelas respectivas assessorias de imprensa para a realização da matéria.
Quer mais recomendações de produtos de beleza? Conheça o Especiallistas, nossa nova marca Abril!