O shampoo a seco é uma ótima opção para aqueles dias em que a correria é tanta, que não dá nem tempo de lavar e arrumar o cabelo antes de sair de casa, uma vez que ele é capaz de reduzir o aspecto de sujeira e oleosidade do couro cabeludo.
Isso, contudo, não quer dizer que esse produto higieniza a cabeça e os fios, muito menos que pode substituir uma boa lavagem com shampoo e condicionador.
Sendo assim, Mariana Drukas, gerente de marketing de cosméticos da marca Ricca, esclareceu as principais dúvidas a respeito do uso de shampoo a seco, assim como o condicionador a seco, que chegou recentemente no mercado da beleza.
Dúvidas sobre shampoo a seco
Como o shampoo a seco diminui o aspecto sujo do cabelo?
O shampoo a seco é pó liberado em forma de spray que, por meio dos seus componentes, absorve a oleosidade dos fios, revitalizando a aparência do cabelo.
Quantas vezes ele pode ser usado por semana?
O uso pode ser feito cerca de duas vezes na semana, intercalando com os dias da lavagem tradicional com shampoo e condicionador. Vale ressaltar que usar o shampoo a seco em excesso pode acabar prejudicando a fibra capilar e causando acúmulo do produto no couro cabeludo e nos fios.
Há alguma contraindicação de uso do shampoo a seco?
Pessoas com histórico de dermatite seborreica ou algum outro tipo de alergia devem consultar um especialista antes de incluir o produto na rotina.
Como é a formulação do condicionador a seco?
Sua formulação é composta de ativos hidratantes, que além de hidratar, dão maciez e brilho aos fios dos cabelos. A fragrância também perfuma os fios.
Para que ele serve e como deve ser usado?
O condicionador a seco recupera o brilho e maciez do cabelo, evita que os fios embaracem e disfarça pontas ressecadas, trazendo um aspecto hidratado e recém lavado. Para usá-lo, basta dividir o cabelo em mechas, agitar o produto por cerca de 10 segundos, aplicar a uma distância de 20cm e deixar agir por dois a três minutos. Depois disso, é só pentear os fios para finalizar.
O condicionador tem alguma restrição de uso?
Pessoas com dermatite de contato e reações alérgicas a algum componente específico da formulação devem evitar o produto. Todo aerossol é indicado para maiores de 12 anos de idade.
Os dois precisam ser usados juntos, como complementares?
Eles não precisam ser usados juntos. Para pessoas com cabelos excessivamente oleosos, inclusive, é indicado usar somente o shampoo a seco e evitar o condicionador a seco.
O condicionador a seco pode ser um grande aliado para o dia seguinte em que o cabelo foi lavado, mantendo os fios alinhados, brilhosos e com aparência de hidratados, mas também é ideal para uma limpeza a seco por completo, sendo que o shampoo cuidará da raiz do cabelo, e o condicionador do comprimento.
Shampoo e condicionado a seco
Shampoo a seco sem perfume Ricca
Shampoo a seco sem perfume, que limpa os fios absorvendo a oleosidade sem deixar resíduos.
Shampoo a seco Truss
Shampoo a seco vegano. Elimina oleosidade, sujeira, neutraliza odores e frizz.
Shampoo a seco Above
Shampoo a seco vegano, com fragrância Coconut. Reduz a oleosidade e prolonga a limpeza entre as lavagens.
Condicionador a seco Ricca
Condicionador a seco, que realinha os fios, deixa os cabelos mais hidratados e evita que os cabelos embaracem ao longo do dia.