Desde os 15 anos eu sou “a louca dos cosméticos”. Eu pegava os cremes antiidade da minha mãe escondidos e usava ao menos 2 vezes por dia.
Depois de mais velha, quando eu já podia comprar meus próprios cremes, eu continua bastante impressionada com tudo de novo que surgia: retinol, acido glicólico, ácido salicílico… Tudo eu queria usar. Até que toda essa quantidade de cremes começou a dar o efeito contrário: em vez de melhorar minha pele, eles estavam piorando ela, causando cada vez mais espinhas.
Várias dermatologistas já haviam me instruído a ter uma rotina de skincare com menos produtos mas foi só na pandemia, com a preguiça de fazer várias etapas, que eu foquei em menos cremes e vi grandes resultados. Hoje minha pele está com mais viço do que nunca (a ponto de eu receber diversos comentários de amigos), sem nenhuma mancha e muito mais leve.
Te conto abaixo os produtos exatos que eu uso e por que:
.
Você provavelmente já deve conhecer os benefícios que a vitamina C pode trazer para a nossa rotina skincare. O antioxidante pode eliminar a hiperpigmentação, diminuir linhas finas e aumentar o brilho geral.
A que eu uso atualmente é o Super Concentrado Antioxidante, da Renew (marca da Avon). A textura é um sérum que é absorvido rapidamente mas que eu adoro porque a sensação lembre de um óleo, deixando a pele muito macia.
HIDRATANTE
Em seguida, é hora do hidratante. Eu procuro usar um hidrate bem — mesmo minha pele não sendo seca — mas que não deixe oleosa.
O creme hidratante para pele seca a extra seca da CeraVe funciona maravilhosamente para mim. Normalmente eu tenho um certo preconceito com cremes “para rosto E corpo” mas esse aqui realmente funciona muito bem para os dois e eu amo.
Ele já tem ácido hialurônico, além de 3 ceramidas que equilibram a barreira protetora da pele. A absorção é muito rápida e não possui nenhum ingrediente irritante em sua formulação.
PROTETOR SOLAR
Claro, não podia deixar de lado o produto número 1 para evitar danos e aparecimento precoce de rugas: o protetor solar. Devo dizer que todos os anos usando antiidades precocemente não se comparam aos benefícios de um simples protetor solar para prevenção. Aos 32 anos e apostando religiosamente nesse produto, eu ainda não tenho sinais de linhas finas ou princípio de rugas.
Para essa etapa, eu prefiro os protetores com uma formulação mais líquida, como o UV Defender Fluído, da L’Oreal, que não deixam a pele pesada.
.
1BOOSTER DE ÁCIDO HIALURÔNICO
Logo após o banho, eu já aplico um booster de ácido hialurônico. Diferentemente do hidratante, que aplica ácido hialurônico topicamente, o booster vai encorajar seu próprio corpo a produzir esse ativo, certificando que você sempre tenha um bom estoque dele, naturalmente. O ácido hialurônico funciona “puxando” as móleculas de água para dentro das células. Assim, sua hidratação fica em dia.
Eu uso o H.A. Intensifier, da SkinCeuticals. Depois, aplico uma camada do mesmo hidratante que uso de manhã, já que ele possui glicerina e vai tanto “prender” o ácido hialurônico dessa primeira etapa, como preparar minha pele para a etapa que vem a seguir.
2RETINOIDE
Depois, é hora de passar um creme manipulado da Formel Skin.
Essa é a etapa que chamamos de “tratamento”. Enquanto as outras são de prevenção, essa aqui costuma contar com cremes mais potentes (por isso acontece de noite, já que muitas vezes eles não podem tomar sol quando estão na pele) e que tratam os problemas que você já tem.
Para mim, a fórmula ideal é de Tretinoína e Nicotinamina. O primeiro trata-se de um retinóide, que acelera a renovação da pele, removendo manchas e eliminando qualquer espinha que venha a surgir. Já, o segundo, equilibra a microbiota da pele, evitando inflamações.