Entenda a importância do protetor solar capilar
Descubra o que a exposição solar sem a devida proteção pode causar nos cabelos
Assim como a pele, os cabelos também podem ser prejudicados pelo sol. A radiação UVB pode favorecer a perda de proteínas, comprometendo a densidade e a força dos frios, enquanto a UVA impacta os pigmentos da melanina e provoca uma modificação da cor, deixando um aspecto desbotado e ressecado. A seguir, entenda a importância do uso do protetor solar capilar!
O que o sol pode causar nos cabelos?
De acordo com a Dra. Joana D’arc Diniz, dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira do Cabelo, ao serem expostos ao sol, fios que não estão protegidos podem perder pelo menos duas vezes mais proteínas.
A médica também lembra que até mesmo em dias nublados ou chuvosos os raios solares podem afetar a saúde e a beleza dos fios.
“Os danos causados pelo fotoenvelhecimento capilar abrangem a matriz, localizada entre as células do córtex, dificultando a retenção da água. Atinge ainda as várias camadas da cutícula, provocando degradação ao permitir que as escamas fiquem abertas”, diz ela.
Entre os problemas que podem surgir devido à exposição solar inadequada estão:
- Quebra;
- Ressecamento;
- Falta de brilho;
- Frizz;
- Pontas duplas;
- Enfraquecimento;
- Queimaduras.
Além do sol, outros fatores externos podem agredir o couro cabeludo e os fios, por exemplo, o vento e a poluição.
Como proteger os cabelos contra sol?
Para proteger os cabelos contra as agressões externas, é fundamental a aplicação do filtro solar capilar e o uso de acessórios como chapéu e boné, de preferência com tecido anti-UVA e UVB.
A Dra. Joana recomenda investir em leave-ins com filtro solar. Segundo ela, esses produtos criam uma película em torno do fio, prevenindo a perda da umidade e evitando o ressecamento. Além disso, promovem brilho, melhora do frizz e selamento de cutículas.
“E nunca deixe de lado a hidratação para combater os cabelos danificados, uma vez por semana”, completa.
Já no couro cabeludo, vale a pena aplicar um filtro em spray, que conta com uma textura mais leve e fluida, evitando o excesso de oleosidade na região.
O protetor solar capilar deve ser aplicado diariamente e reaplicado a cada 2h, especialmente se você for praticar atividades ao ar livre ou ter contato direto com a água, orienta a Dra. Joana.
“Em grávidas e crianças e grávidas, é necessário uma avaliação médica, pois existem estudos que apontam danos gerados pela absorção percutânea dos filtros solares. Além disso, casos de pessoas com cabelos oleosos, problemas de queda ou couro cabeludo merecem atenção especial, sendo indicado buscar antes a orientação de um médico especialista”, alerta.
Compre agora
Creme protetor Bem(dita) Praia - Lola Cosmetics
Oferece proteção térmica e proteção UVA e UVB para você se expor ao sol sem prejudicar tanto os seu fios. É um creme ideal para carregar na bolsa de praia, pois também colabora para o combate aos danos gerados pelo mar.
Leave-In Solar Defense - Amend
Formulado com 12 óleos nutri-funcionais, garante ação antioxidante, melhora a penteabilidade, protege contra poluição, sol e mar e contribui para fios mais sedosos.
Hidratante Protetor Solar Capilar Summer Must Have - Laces
É um produto multifuncional que, além de garantir proteção contra os raios solares, contribui para a hidratação das madeixas, tornando-as mais bonitas, saudáveis e fortalecidas. É indicado para todos os tipos de cabelo e ajuda a evitar queimaduras e envelhecimento capilar precoce.
Invigo Sun Leave In Bifásico - Wella Professionals
Este leave-in, desenvolvido com Sun Blend, vitamina E e pró vitamina B5, previne os danos causados pelo sol e outras agressões externas e promove reparação, hidratação e maciez. Com uma fragrância luxuosa floral e frutada, também deixa as madeixas perfumadas por muito tempo.
Protetor Solar Capilar Photoage KPF 50+ - Dermage
É um spray de textura leve que não deixa aquele aspecto pesado nos fios e que é capaz de criar uma película protetora, minimizando os efeitos negativos do calor e do sol. Seus ativos (KPF, óleo de ricino, óleo de argan, d-pantenol e vitamina E) ainda proporcionam brilho, maciez, prevenção do desbotamento da cor, redução do frizz e ação antioxidante.