Você já parou para pensar que a depilação com cera exige cuidados especiais com a pele? Talvez isso fique bem claro no pós-depilação – afinal, é preciso cuidar da sensibilidade gerada pela retirada dos pelos -, mas pensar no momento antes da aplicação da cera na pele pode fazer toda diferença.
De acordo com a dermatologista Dra. Mariana Veloso, pensar nesses passos é importante porque um dos principais erros que as pessoas cometem na hora de se depilar é aquecer a cera além do necessário – o que pode causar manchas, vermelhidão e, em casos severos, queimaduras graves.
COMO PREPARAR A PELE PARA A DEPILAÇÃO COM CERA
Justamente para evitar esses pontos é importante, primeiro, se atentar à temperatura da cera, depois, preparar a pele para recebê-la, evitando desconfortos e complicações no pós-depilação, inclusive quando se fala em pelos encravados. “Pelo menos uma semana antes de realizar a depilação com cera, faça uma esfoliação na pele. O hábito auxilia na eliminação das impurezas e combate pelos encravados”, explica.
No dia da depilação, os cuidados continuam: tome um banho de água morna, o que ajuda a abrir os poros e reduzir a quantidade de microrganismos presentes na superfície da pele – assim, os pelos saem com mais facilidade e menos dor. Também vale a pena evitar a exposição solar no mesmo dia em que for depilar, já que a pele bronzeada fica mais sujeita a manchas pós-depilação, além de ter uma tendência a ficar mais ressecada.
“Além disso, vale usar loções específicas pré-depilatórias livres de álcool, pois auxiliam na eliminação das bactérias, limpam a pele e aumentam a aderência da cera, pois impedem que resíduos de creme ou suor atrapalhem a depilação”, continua a médica.
HORA DE DEPILAR E PÓS-DEPILAÇÃO: O QUE FAZER?
Na hora da depilação, propriamente dita, o ideal é espalhar uma camada fina e uniforme de cera depilatória na pele sobre a região que você deseja depilar. “Isso deve ser feito porque, se houver uma grande concentração de cera e ela estiver mal distribuída, você não vai conseguir retirar todos os pelos do local, além de causar irritações à pele”, diz a Dra. Mariana.
O reforço, aqui, é válido: mantenha também a temperatura adequada da cera depilatória que você vai utilizar, e puxe os pelos na direção contrária ao do seu nascimento. Dessa forma, você poderá arrancá-los a partir da raiz e deixar a pele lisa, evitando que o pelo se quebre ou não seja retirado na sua totalidade.
Diferente do que a maioria das pessoas pensa, a hidratação da pele não entope os poros após a depilação. Ao contrário! O processo de hidratação ajuda na recuperação da camada da pele que foi agredida, retendo as partículas de água que formam a barreira de proteção da pele. O recomendado, no entanto, é utilizar produtos sem fragrância e sem álcool, à base de lactato, amônia ou ureia – se for específico para o pós-depilação, melhor.
“Além disso, evite roupas apertadas e dê preferência a roupas mais leves e soltas no corpo”, recomenda. “O uso desse tipo de roupa após a depilação pode provocar irritação na pele, deixando a região depilada mais suscetível a irritações, foliculite e vermelhidão.”
Reações alérgicas algumas horas após a depilação são bastante comuns, porém, elas costumam desaparecer logo em seguida. Se essas reações persistirem por muitas horas ou dias, é importante buscar a avaliação de um médico dermatologista.
“O profissional irá realizar os devidos exames para identificar a real causa dessa reação, para em seguida receitar o medicamento correto para o seu quadro”, finaliza.