Continua após publicidade

Porosidade capilar: o que é, como descobrir e como cuidar

Saber a porosidade do seu cabelo colabora para um cuidado mais efetivo e garante cabelos saudáveis por mais tempo

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 28 Maio 2024, 18h29 - Publicado em 17 mar 2023, 08h00

Cabelos sem brilho, quebradiços, com um aspecto opaco… tudo isso são sintomas da falta de porosidade. Mas você sabe exatamente o que isso significa? Pois é, o termo tem se tornado cada vez mais popular quando o assunto são os cuidados com o cabelo, já que a porosidade é essencial para fios saudáveis. 

O QUE É POROSIDADE CAPILAR? 

Antes de entender o que é porosidade, precisamos entender que o fio de cabelo é cilíndrico e possui várias camadas. A mais externa delas é chamada cutícula, e possui células sobrepostas e a função de proteger o fio de agentes externos (como a poluição). Todas essas camadas, inclusive a cutícula, são capazes de absorver água – e essa é a definição de porosidade: a capacidade do fio de absorver esse líquido e manter os nutrientes.  

“Existe uma classificação simples que divide a porosidade em 3 categorias: porosidade baixa, média e alta”, explica a Dra. Viviane Scarpa, médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Para saber a porosidade dos fios, fazemos o teste de porosidade: usamos um copo com água filtrada, colocamos os cabelos que saírem na escova após a escovação e deixamos por 10 minutos.”

Continua após a publicidade

De acordo com a médica, após esse tempo, devemos observar se o cabelo afunda completamente, se fica na região intermediária do copo ou se ele boia na superfície da água. Ah, mas uma dica importante: os cabelos precisam estar limpos e sem quaisquer produtos (como gel, fixadores ou óleos) antes de o teste ser feito. O ideal é lavá-los com um shampoo antirresíduos, esperá-los secar naturalmente e, depois, fazer o experimento.  

De posse do resultado, vamos à interpretação: 

  • Cabelo que boia na superfície da água: baixo grau de porosidade
  • Cabelo na metade do copo: médio grau de porosidade (cabelo saudável) 
  • Cabelo que afunda na água: alto grau de porosidade

COMO CUIDAR DE CADA GRAU DE POROSIDADE DO CABELO? 

A médica já dá a letra: como é de se esperar, cada grau de porosidade pede um cuidado especial. Por exemplo: quanto maior o grau de porosidade, mais proteínas e lipídeos os cabelos perdem. Por outro lado, quando temos baixa porosidade, os cabelos não conseguem absorver a água e o foco deve ser a hidratação. Por fim, os cabelos “na média” devem ter uma rotina de cuidados para prevenir os danos nos fios. 

Continua após a publicidade

“Os cabelos podem receber os mesmos cuidados, mas em quantidade diferentes”, especifica Bruna Nunes, terapeuta capilar do Jacques Janine Jardins. “Por exemplo: óleos finalizadores são um ótimo aliado a quem tem o cabelo poroso, porém, se você tem uma baixa porosidade, você irá usar uma quantidade menor de óleo do que quem tem alta porosidade.”

Segundo a profissional, o cabelo extremamente poroso irá absorver muito mais óleo sem ficar com o aspecto pesado, mas o cabelo de quem tem baixa porosidade acaba ficando com o aspecto de cabelo sujo se pesar a mão nesse tipo de produto.

1
Continua após a publicidade

Como cuidar de cabelo com baixa porosidade

O foco, aqui, precisa ser o cronograma capilar em dia. Para isso, vale a pena incluir nessa rotina um bom shampoo antirresíduos, que tira o excesso de produto dos fios, permitindo a maior absorção da água, além de abrir as cutículas. O truque é usá-lo conforme a recomendação da embalagem ou da sua dermatologista. 

Fora isso, investir em um cronograma com foco na hidratação é bastante importante, já que esse é o principal problema do cabelo com baixa porosidade: a falta de absorção de água.  

Continua após a publicidade

Fora isso, a recomendação de Bruna é: 

  • Umectar 1 vez na semana
  • Fazer 1 nutrição a cada 3 hidratações 
  • Usar óleo finalizador após a secagem
2

Como cuidar de cabelo com média porosidade

Continua após a publicidade

Nesse caso, a manutenção é o mais importante. Manter uma rotina de hidratações, umectações e nutrições é essencial para manter o fio saudável, assim como investir em protetores térmicos (caso você seja adepta das ferramentas de calor), e finalizadores que ajudem o fio a manter o grau de hidratação. 

3

Como cuidar de cabelo com alta porosidade

Um cabelo com alta porosidade é um cabelo muito danificado e que precisa de atenção especial. Isso significa um grau profundo de ressecamento, muito frizz e fios bem quebradiços. O objetivo, portanto, é repor lipídios que vão ajudar o cabelo a recobrar a força e a saúde

Para Bruna, o segredo do cuidado, aqui é alternar, principalmente, entre nutrições e hidratações, inserindo umectações pontuais para nutrir bem o fio.  

  • Usar máscaras nutritivas e hidratantes em toda lavagem, alternando entre as duas – máscaras com queratina são ótimas aliadas aqui.
  • Quando tiver tempo, fazer também uma umectação.
  • Usar óleo finalizador depois da secagem.
Publicidade