Pintura para torcer: cuidado com os perigos para a pele
Dermatologista alerta sobre o uso de tintas, sprays e glitters
A Copa do Mundo é um período de festa no Brasil. Principalmente nos dias de jogos, existe a cultura de nos enfeitarmos como no carnaval, e com isso usamos tintas, brilhos, sprays, lantejoulas, glitters, entre outros.
Mas, apesar de gerar um visual divertido e estiloso, é preciso cuidado pois, por serem feitos com produtos químicos, podem causar irritação.
O dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Diretor Clínico da clínica Dermagynus Dr. José Roberto Fraga Filho explica como evitar esse problema:
1de olho na embalagem
José diz que a principal preocupação é escolher produtos com autorização da Vigilância Sanitária, para termos certeza que estamos usando produtos de boa procedência.
2prepare a pele
“Antes de aplicar o produto escolhido temos que preparar essa pele para recebê-los, através de uma limpeza profunda e uma hidratação adequada.”
3evite o uso em certas áreas
Partes da pele com feridas são um grande “não” na hora de passar os produtos. Além disso, evite áreas muito sensíveis, como pálpebras e ao redor dos olhos.
COMO SABER SE SOFRI REAÇÃO
Os principais sintomas de uma reação alérgica na pele é o prurido (coceira), ela tende a ficar craquelada e descamando e, se não tratada, tende a escurecer. Já, no globo ocular tende a vermelhidão e ao lacrimejamento constante.
Se algum desses sintomas aparecer, retire o produto usando soro fisiológico de maneira bem delicada e aguarde algumas horas. Se não houver melhora, um médico dermatologista e oftalmologista deve ser procurado para iniciar as medicações necessárias que poderão ser desde cremes e comprimidos ou injeções em casos mais graves.