Juntamente com a mista, a pele oleosa é predominante na população brasileira. Estima-se que cerca de 70% da população brasileira possui oleosidade excessiva, principalmente pelo fato de que o país pode ser considerado tropical.
Assim como os outros tipos de pele, a pele oleosa também demanda uma rotina de skincare específica. A dermatologista Juliana Piquet, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, do Rio de Janeiro, esclarece quais são os principais cuidados e dá dicas para quem sofre com a oleosidade excessiva.
HIGIENIZAÇÃO DA PELE
Se você possui a pele oleosa, saiba que o recomendado é não lavar o rosto diversas vezes ao dia, já que, ao fazer isso, você acaba estimulando ainda mais a produção de glândulas sebáceas.
O ideal é lavá-la duas vezes ao dia, sendo uma pela manhã e a outra à noite. Para higienizar diariamente a pele oleosa, é sugerido, por exemplo, o uso de sabonetes faciais em gel que contenham o ácido salicílico em sua composição.
COSMÉTICOS ADEQUADOS
Ao escolher os cosméticos que irá incluir na sua rotina de cuidados com a pele oleosa, sempre preste atenção se eles são produzidos com veículos e princípios ativos voltados para o controle da oleosidade.
Além disso, repare se está escrito “oil-free” na embalagem do produto. Por ser um tipo de produto mais leve, o sérum, por exemplo, é bastante indicado para a pele oleosa e mista.
HIDRATAÇÃO
É comum acreditar que a pele oleosa não precisa de hidratação. Entretanto, assim como os outros tipos de pele, ela deve ser hidratada para garantir a barreira cutânea e proteger a derme de agressões externas e de ressecamento.
4MAQUIAGEM
Se você utiliza maquiagem no seu dia a dia, jamais esqueça de retirá-la e de fazer o skincare noturno antes de dormir, visto que os resquícios de cosméticos obstruem os poros e estimulam a oleosidade.
5AJUDA DE UM DERMATOLOGISTA
É fundamental contar com o auxílio de um dermatologista para que o profissional avalie a pele e indique os cuidados específicos para cada caso.