Guia da pele hidratada no frio: dicas de cuidados e produtos para usar
Para ter uma pele hidratada no frio, você precisa ir além de apenas usar alguns cremes no dia a dia. Então, veja o que deve ser feito!
O frio pode causar uma série de problemas para a beleza. É por esse motivo que, logo que as temperaturas começam a baixar, logo alguns cuidados precisam ser adotados para manter a pele hidratada no frio.
“No frio, a pele acaba produzindo menos substâncias naturais – responsáveis por manter sua hidratação – e geralmente isso ainda é agravado pelos banhos quentes e a baixa ingestão de água. Esse ‘combo’ reflete diretamente no aspecto da pele”, explica Beatriz Garetti, dermatologista e parceira da Skelt.
Nesse período, contudo, não basta apenas aplicar um bom creme pelo corpo mantê-lo saudável e com uma boa aparência. Para isso, é importante adotar mais alguns cuidados voltados para o clima frio, como indica a profissional.
Preciso preparar a pele para os meses frios?
De acordo com Beatriz, não existe muito segredo para preparar a pele para a temporada de frio antes de ela, de fato, começar.
A dica está, na verdade, em evitar os agentes nocivos para ela durante esse período, em especial a água quente.
“Evitar banhos quentes e demorados, assim como o uso de buchas, e usar um bom hidratante corporal logo que sai do banho pode ajudar a manter a pele mais hidratada para aguentar esse clima”, indica a profissional.
E como deixar a pele hidratada no inverno?
Antes de sair besuntando o corpo com qualquer creme hidratante na intenção de manter a pele bem cuidada no frio, você precisa entender de que esse produto é feito, ou seja, saber os componentes de sua fórmula são realmente funcionais.
Como explica a dermatologista, ingredientes umectantes, como a glicerina, aloe vera, pantenol e ácido hialurônico, por exemplo, são ótimas opções para esse período do ano.
O benefício desse tipo de ingrediente, segundo Beatriz, está na absorção da água sobre a superfície da pele, proporcionando uma hidratação imediata. Além disso, por já conter água em sua formulação, ele cria uma camada protetora, deixando a pele umedecida e macia, como seu próprio nome indica.
Hidratantes oclusivos também são indicados para o frio, pois formam na pele um filme protetor formado por lipídios, que contribui para a manutenção da hidratação por impedir a perda de água do corpo através da evaporação.
“Geralmente, são óleos vegetais ou manteigas”, aponta Beatriz.
Outro ponto importante para conquistar uma pele sempre bem hidratada no frio é fazer esfoliação toda semana, para remover as células mortas do corpo.
“Mas, o mais importante, é lembrar que para a pele estar hidratada, o corpo também deve estar. Então, manter a hidratação diária de no mínimo 35ml de água por quilo de peso é com certeza uma boa prática”, finaliza Beatriz.
Produtos para manter a pele hidratada no frio
Loção hidratante corporal,
Hidrata e ajuda a restaurar a barreira protetora da pele. Formulado com três ceramidas essenciais para a pele e ácido hialurônico, com liberação prolongada de ativos hidratantes.
Esfoliante corporal
Esfoliante formulado com um blend de ingredientes emolientes e antioxidantes, como o óleo de café. Possui ação antioxidante, esfolia, tonifica, hidrata e limpa profundamente a pele.
Hidratante corporal com d-panthenol
Possui fórmula leve, com ação desodorante e não oleosa, desenvolvida com alta concentração de glicerina e D-panthenol, ativo rico em vitamina B5. Acelera a regeneração celular, restaurando a barreira da pele e melhorando seu condicionamento.
Hidratante para banho
Hidratante para banho com textura leve, sendo absorvido pela pele molhada. Não precisa de aplicação de outro hidratante após o banho.
Óleo de semente de uva
Óleo corporal, feito do extrato da semente de uva, que possui alto índice de antioxidantes e vitaminas que podem ajudar a fortalecer a pele e dar mais elasticidade. Tem rápida absorção, previne o envelhecimento das células da pele e é adequado para todos os tipos de pele.