Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Dicas essenciais para evitar descamação da pele após a exposição ao sol

Conheça os cuidados mais importantes para prevenir a descamação da pele após a exposição solar

Por Juliany Rodrigues
8 jan 2025, 14h00 • Atualizado em 8 jan 2025, 15h02
como evitar que a pele descasque depois de tomar sol
Veja dicas para evitar a descamação da pele após a exposição solar | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Vai aproveitar um dia ensolarado na praia e na piscina? Para evitar que a pele descasque depois de tomar sol, é fundamental adotar alguns cuidados. A seguir, confira os mais importantes:

     

    Como evitar que a pele descasque depois de tomar sol

    1

    Aplique o protetor solar

    Com certeza, um dos cuidados mais importantes para evitar a descamação da pele após a exposição solar é aplicar o protetor solar adequadamente. É preciso escolher um produto ideal para o seu tipo de pele e reaplicá-lo a cada duas horas, especialmente depois de suar ou nadar.

    “Geralmente, é indicado passar uma colher de chá do protetor para o rosto e o pescoço. É fundamental que você aplique o produto de forma uniforme e espalhe bem, sem deixar acúmulos, em todas as áreas do corpo expostas ao sol”, orienta a Dra. Manu Jorge, dermatologista.

    Para o dia a dia, um protetor solar com, no mínimo, FPS 30 costuma ser o suficiente. No entanto, se você for ficar muito tempo exposto ao sol, como na praia ou na piscina, é melhor apostar nas opções com FPS 50 ou mais.

    2

     

    Evite os horários de pico do sol

    No período das 10h às 16h, existe uma combinação da radiação ultravioleta B, de raios mais curtos, com a ultravioleta A, de raios mais longos, o que aumenta os riscos de danos à pele, incluindo queimaduras, descamações e até o desenvolvimento de câncer a longo prazo. Por isso, se puder, evite se expor ao sol durante esse horário.

    Continua após a publicidade
    3

     

    Consuma alimentos que ajudam na defesa contra o sol

    Alimentos ricos em carotenoides e polifenóis podem contribuir para a defesa contra o sol, pois eles proporcionam ação antioxidante, combatendo os radicais livres gerados pela exposição aos raios UV. Alguns exemplos são: cenoura, folhas verdes, abóbora, mamão, frutas vermelhas, laranja e uvas escuras.

    4

     

    Beba bastante água

    A água é indispensável para manter o bom funcionamento da barreira de proteção cutânea. Então, para evitar a descamação após tomar sol, lembre-se de se hidratar corretamente ao longo do dia.

    Continua após a publicidade

    “É bom tomar, no mínimo, 2 litros, mas o cálculo da ingestão de água é de 0,35 ml por kg de peso”, orienta a Jussara Maria, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau Recife (UNINASSAU).

    5

     

    Fique longe de banhos muito quentes

    Depois de se expor ao sol na praia, na piscina ou em outras atividades ao ar livre, um banho é necessário para higienizar a pele e remover as impurezas.

    Entretanto, é essencial prestar atenção na temperatura da água utilizada. Isso porque banhos muito quentes podem acabar prejudicando ainda mais a pele, agravando as irritações e descamações. O mais indicado é optar pela água morna.

    6

     

    Hidrate bem a pele

    Depois de tomar sol, é indispensável passar um hidratante para repor a umidade da pele. Utilize produtos com ativos como aloe vera, manteiga de karité, pantenol, vitamina E, extrato de camomila e óleo de coco, que colaboram para a reparação cutânea, acalmam vermelhidões e ajudam a tratar o ressecamento excessivo.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.