Seja por opção ou por uma questão de necessidade, as mulheres estão cada vez mais seguindo um estilo de vida sem glúten. Para atender essa demanda, grandes empresas já começaram a disponibilizar seus produtos em versão glúten free e com preços mais acessíveis. Mas, será que a maquiagem que você usa todos os dias contém ingredientes com a proteína? Pasmem: a resposta é positiva.
A relação entre a substância e o seu make pode ser um tanto aleatória, mas há uma razão plausível para isso: o glúten serve como um aglutinante (substância que ajuda as partículas a ficarem juntas) na maioria dos seus produtos de beleza, como base, batom, sombras e até cremes. Isso porque extratos de trigo, cevada e aveia (olha o glúten aí) presentes nos cosméticos oferecem os benefícios de acalmar e suavizar a pele. E os produtos com vitamina E (ingrediente comum em hidratantes corporais e faciais, produtos antienvelhecimento e hidratantes labiais) contém derivados de trigo.
Veja também: a mentira sobre o glúten
A boa notícia é que, nesse caso, o glúten não causa nenhum tipo de reação na pele ou no organismo. A quantidade de substância presente nos cosméticos é pequena e, como o uso é tópico, não tem o mesmo efeito. Mas, então, por que existe maquiagem sem glúten? Para os indivíduos que são extremamente intolerantes à proteína, a ingestão pode causar uma erupção na pele.
Para os celíacos e amantes de maquiagem é importante ressaltar que algumas marcas removem o glúten de seus produtos, mas outros aditivos permanecem, como óleo de trigo que é derivado da substância. Então, fique de olho!
E mais: Dieta glúten-free – menos 3 kg em 10 dias!