Já encontrou o modelo perfeito? Ótimo! Agora, você precisa aprender alguns cuidados para fazer o seu biquíni durar mais. Fica tranquila! O passo a passo é de como cuidar do seu biquíni é simples, é só fazer pequenos ajustes na rotina.
Como cuidar do seu biquíni no verão
Do momento da compra até a lavagem das peças depois da praia ou piscina, confira todas as dicas para manter o seu biquíni em bom estado por muito tempo.
1. Encontre o tamanho perfeito
Você pode até gostar de um modelo justinho no corpo, o problema é que usar um biquíni apertado pode prejudicar o tecido e fazer com que a peça fique desgastada e, muitas vezes, um pouco alargada. O que ninguém gosta, né? Por isso, não tenha preguiça de experimentar. Só assim você vai encontrar o tamanho ideal para o seu corpo.
2. De olho no tecido
Quando você estiver escolhendo um biquíni ou maiô para chamar de seu, fique de olho no tecido. Os modelos feitos de tricô, por exemplo, moldam melhor o seu corpo e duram mais tempo, porque não são feitos com elástico. Já os elaborados com Lycra e elastano (mais comuns) podem se desgastar com mais facilidade.
3. Lave depois de usar
Se você acabou de sair da piscina ou do mar: tire o excesso de cloro ou sal, passando água gelada na peça. Isso ajuda na conservação do tecido. Para entender melhor como lavar, veja o vídeo abaixo.
4. Colocar na máquina? Nunca mais!
Mais uma dica de como cuidar do seu biquíni: esqueça a máquina de lavar. Enxágue suas peças com água gelada e aperte o tecido, mas sem torcer. Se o fio é sensível, com o tempo, ele começa a ficar sem a estrutura original. Quando você torce, está quebrando as fibras. E isso diminui o tempo útil do produto.
5. Aposte no sabão neutro
Se o tecido é delicado, você não pode deixar de molho no amaciante. Além disso, o sabão neutro também ajuda a manter a cor das peças por mais tempo. Lembre-se: amaciante é só para as roupas feitas em tecido de algodão.
6. Vai tomar sol? Cuidado!
Evite superfícies ásperas como cimento, pedra ou qualquer tipo de piso que possa entrar em atrito com um tecido delicado. Por isso, se você gosta de se bronzear perto da piscina, não se esqueça de levar uma toalha para sentar. Afinal, você não quer um biquíni com aspecto de velho e cheio de bolinhas no bumbum, né?
7. Cuidado com bronzeadores (e autobronzeadores!)
Se você gosta de peças claras, aqui vai um alerta: alguns produtos podem manchar o seu biquíni. Por isso, muito cuidado durante a aplicação.
8. De olho no tempo
É da turma que adora uma piscina de água quente ou jacuzi? Então, muito cuidado com o tempo que você permanece nas temperaturas mais altas, para manter os cuidados com o seu biquíni. O calor da água prejudica as fibras do tecido e, consequentemente, gera o desgaste da peça.
Confira, abaixo, o passo a passo:
Conclusão
Para manter as suas peças mais bonitas por mais tempo, algumas dicas de como cuidar do seu biquíni podem ajudar nessa missão: escolha o tamanho ideal para você, prefira peças de tricô e lave tudo a mão, com água fria. Na hora de curtir o dia, atenção ao aplicar bronzeadores – eles podem manchar o biquíni. Por sim, se for da turma da jacuzi ou piscina aquecida, aproveite com moderação, porque a água quente prejudica as fibras do tecido.
Leia mais
16 biquínis e roupas fitness com proteção UV para o verão
Guia do protetor solar: tudo o que você precisa saber
5 alimentos funcionais que você deve incluir no seu prato no verão