Malhar pode causar espinhas? Entenda como evitar esse problema!
Veja dicas de dermatologista para evitar o surgimento de espinhas relacionadas à prática de atividade física

Malhar causa espinhas? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que praticam atividades físicas. E a resposta é: sim, o treino pode contribuir para o surgimento de acne, tanto no rosto quanto em outras áreas do corpo, como costas e ombros.
Mas calma, isso não significa que você vai ter que largar os exercícios se quiser manter a pele limpa. Com os cuidados certos, é totalmente possível malhar sem sofrer com as temidas espinhas.
A seguir, entenda a relação entre o treino e o aparecimento dessas lesões e confira dicas importantes para evitá-las!
Malhar causa espinhas?
De acordo com o Dr. Lucas Miranda, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e fundador da Clínica Lucas Miranda, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a prática de atividades físicas pode favorecer o surgimento de acne por alguns fatores.
O médico explica que o suor excessivo durante o treino pode provocar a obstrução dos poros e o acúmulo de impurezas na pele, o que pode desencadear espinhas se você não tomar os cuidados necessários.
Além disso, o uso de roupas justas e a fricção constante na pele durante os exercícios também podem colaborar para o desenvolvimento das lesões.
“Outro ponto é que ambientes quentes e úmidos, como academias, promovem a proliferação de bactérias e fungos que podem gerar processos inflamatórios“, acrescenta.
Certos suplementos, especialmente os com derivados hormonais ou componentes comedogênicos, podem estimular a produção de sebo e resultar na piora da acne.
“Vale lembrar que, antes de começar a usar qualquer suplemento, é importante contar com uma avaliação profissional criteriosa“, diz Miranda.
Como evitar espinhas no treino?
Para prevenir a acne relacionada à prática de atividades físicas, é fundamental adotar uma rotina de cuidados adequada.
O dermatologista ressalta que é, após o treino, é recomendado limpar a pele com produtos específicos para o tratamento de acne. “Isso ajuda a evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos”, fala ele.
Optar por roupas leves, respiráveis e que não gerem atrito excessivo com a pele consiste em outra medida indicada para prevenir o aparecimento das lesões.
“Além disso, mantenha os cabelos presos e não use maquiagem durante a atividade física”, conta o médico. “Filtros solares oil free e não comedogênicos são boas opções para treinos”, sugere.
Acessórios como bonés, capacetes, faixas e toalhas devem ser higienizados corretamente para prevenir o problema cutâneo.
Beber bastante água também auxilia no equilíbrio da pele. “Durante o exercício, ocorre uma perda significativa de água corporal, e a reposição hídrica ajuda a manter a barreira cutânea íntegra, reduzindo a produção compensatória de oleosidade pelas glândulas sebáceas”, afirma o médico.
Outras dicas são: não esfregar toalhinhas na pele para secar o suor e, se possível, tomar banho logo após o treino, para remover a sujeira e os resíduos que podem entupir os poros.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.