Você deve ter visto — e se apaixonado por — maquiagens cromadas e holográficas nas redes sociais. Tratam-se de sombras, lápis, delineadores, iluminadores e, sim, até batons, cujos tons alteram entre nuances dependendo da luz que incide sobre eles.
“Recentemente, essa maquiagem tem ganhado mais força, mais presença. Ela vem mais marcante e com texturas diferenciadas, um grande exemplo disso foi a icônica make que a Pat McGrath fez para o desfile da Maison Margiela que causou um super buzz com a pele efeito porcelana vinil. Esses efeitos furta-cores, duochrome, multichrome, metalizados vêm acompanhando essa tendência de variedade de texturas e esse encontro da vida real com a vida virtual, com a inteligência artificial, filtros, e todo o universo digital. Interessante porque eles podem aparecer nos olhos, nos lábios, e até na própria pele!”, explica a maquiadora Chloé Gaya, diretora artística do Jacques Janine.
Para Chloé, isso mostra como a era “clean girl” está saindo de cena e dando espaço para quem quer ousar e se divertir um pouco mais com seus looks.
Se você quer se jogar na tendências, a dica é: “não coloque tudo de uma vez. Adicione em pequenos pontos, por exemplo, um lápis de olhos, um gloss… Aos poucos, você vai incorporando a tendência no seu dia a dia e consegue acompanhar a tendência ‘sem medo’ de errar.”
A seguir, nós testamos as melhores versões do mercado para te inspirar:
Sombra líquida Chrome Eyeshadow, Naty Beauty
Um incrível acabamento multichrome. As Sombras Líquidas Eyeshadow da Naty Beauty foram fabricadas com pigmentos mutantes exclusivos que dão um efeito 3D em 6 cores incrivelmente pigmentadas (você confere dois deles no gif acima).
Ainda são super fáceis de passar e, uma vez que seca, não transfere e nem perde a intensidade – só sai com demaquilante.
Eu amei o efeito hipnotizante que as sombras deram e recebi muitos elogios sobre elas, todas as vezes que usei, sem exceção.
Lápis holográfico, Luisance
“Se você nunca testou, experimente!” É o que diz um comentário na postagem do Instagram da marca. E, realmente, quem testa os lápis acaba os elevando a queridinhos da make.
Eles são fáceis de passar, macios e duram o dia to-do, mesmo se você esfregar por cima. São 8 tons multichrome incríveis.
Babe in Charms Pro Longwear Paint Pot, MAC
A sombra tem uma base salmão que se alterna entre brilhos dourados e rosados, dependendo da luz.
Por ter uma textura em mousse, você pode usar como iluminador para um efeito futurista nas suas maquiagens. Ou, então, aposte no uso como sombra para um tom discreto mas com um diferencial
BT Spaceship 3x1 Olhos, Pele e Boca, Bruna Tavares
O produto tem uma textura em gloss que pode ser usada nos lábios mas também como sombra ou até mesmo como iluminador, para as mais ousadas.
Apesar de não ter efeito cromado, o holográfico fica por conta das partículas em glitter que se alternam entre verde e azul.
Dica: passe por cima de uma sombra ou batom pretos para um efeito mais dramático.
Pigmento/Sombra em pó Light Blue, Simple Organic
O pigmento no tom Light Blue é uma pó bem fino que vai de um belo tom prateado para um ainda mais belo tom de azul claro.
Ele pode ser usado tanto como sombra como iluminador.
E, em tempo, vale chamar atenção também para os pigmentos silver e crystal, que possuem partículas maiores que vão, repectivamente, do prateado ou branco e do dourado ao rosado.
EXTRA: Metal Shot, Rabanne
Adicione esse pigmento líquido por cima de qualquer sombra colorida para um efeito cromado instantâneo que alterna entre nuances (do mesmo tom) dependendo da incidência da luz.
O Metal Shot, de Rabanne, é uma maneira simples e fácil de inovar seus looks.
Você também pode usar o produto sozinho como iluminador, para um efeito chrome na pele, ou como sombra, para um efeito perolado.