Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

4 hábitos que você precisa incluir no seu ritual de beleza

Esses hábitos podem contribuir para a saúde e para a aparência da pele e dos cabelos

Por Juliany Rodrigues
16 jan 2023, 13h00 • Atualizado em 21 out 2024, 16h49
Mulher fazendo seu ritual de beleza na frente do espelho
Esses hábitos vão deixar o seu ritual de beleza ainda mais completo | (senivpetro/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Considerando que a pele e o cabelo sentem e transmitem as nossas preocupações e sentimentos, é necessário ter dedicação e constância nos seus cuidados. O estresse, por exemplo, pode interferir muito na beleza e na saúde da pele e dos fios, causando problemas como acne, psoríase, dermatite atópica, urticária crônica e queda capilar.

    Para dar um passo adiante nesses cuidados, a Dra. Fernanda Chauvin, farmacêutica bioquímica especialista em dermatocosmética e CEO Ellementti Dermocosméticos, e a Dra. Luciana Passoni, médica especialista em cuidados com os cabelos e transplante capilar, listam quatro hábitos que fazem toda a diferença no ritual de beleza diário.

    1

    Cuide do seu melasma

    O melasma causa manchas escuras com distribuição bastante característica principalmente no rosto. Há estimativas de que esse problema acometa cerca de 35% das mulheres adultas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

    Para tratá-lo, a Dra. Fernanda ressalta a importância de controlar a inflamação. Sol, calor, mudanças hormonais e estresse são fatores que contribuem para o aumento da inflamação crônica, o que gera um estímulo do melanócito.

    Então, o primeiro passo é controlar esses agentes agressores. Em seguida, é preciso reduzir a inflamação crônica, diminuir a vascularização causada por essa inflamação e controlar a produção de melanina atuando diretamente no ciclo de formação dessa proteína.

    Continua após a publicidade

    A prevenção envolve medidas como proteger, refrescar, hidratar e acalmar. Se você tem melasma, durante o verão, época do ano em que ficamos mais expostos ao sol, deve redobrar a proteção, sendo que o ideal é utilizar um filtro solar com FPS acima de 50 e de amplo espectro.

    “Minha dica é ter sempre por perto bruma ou água termal para resfriar e refrescar a pele, fazer uso de viseira ou chapéu para diminuir o impacto do sol, preferir ambientes frescos e arejados e usar protetor solar”, revela Fernanda.

    2

    Relaxe e estimule a firmeza com yoga facial

    A yoga é uma atividade física que ajuda a promover a sensação de relaxamento, além de fortalecer os músculos. Quando aplicada no rosto, ela entrega benefícios parecidos.

    Continua após a publicidade

    A partir do uso de ativos que atuam diretamente no sistema neural da pele, a yoga facial pode ser uma grande aliada para se livrar do estresse e para reduzir as linhas de expressão.

    De acordo com a especialista em dermatocosmética, é importante realizar a yoga facial no movimento contrário ao da linha de expressão. Então, se as linhas forem causadas por contração nos olhos, a massagem deve ser feita para a abertura delas.

    Já para as linhas ao redor dos olhos, você precisa abrir o olhar, relaxar e fazer movimentos também contrários a linha.

    3

    Use touca de cetim

    A touca de cetim se tornou uma tendência de beleza durante o ano de 2022. A Dra. Luciana Passoni conta que o cetim é interessante, uma vez que não provoca atrito entre os fios, deixando as cutículas mais fechadas e os fios mais fortes.

    Esse acessório pode ser utilizado por qualquer tipo de cabelo e colabora para que o cabelo se mantenha forte e saudável.

    Continua após a publicidade

    Outra dica de sucesso, de acordo com a Dra. Luciana, é usar uma máscara de proteína de uma a duas vezes na semana e dormir com a touca.

    4

    Não durma com o cabelo molhado

    Para que você tenha as suas madeixas sempre saudáveis, a tricologista afirma que você nunca deve cabelo molhado, pois isso pode aumentar a colonização fúngica no couro cabeludo. “Sendo assim é melhor dormir com o cabelo sujo do que molhado”, esclarece Luciana.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.