Com que frequência usar chapinha sem danificar os fios?
O acessório é mesmo muito prático -- mas especialistas dizem que ele pode danificar os fios
Às vezes, queremos fazer um penteado diferente, e a chapinha é um equipamento que pode ajudar na tarefa. O único problema? Esta e outras ferramentas quentes podem causar danos aos fios, especialmente se você usá-las incorretamente ou em excesso.
Então, com que frequência você pode alisar o cabelo sem danificá-lo e como modelar o cabelo adequadamente para evitar a quebra? Conversamos com uma especialista:
Com que frequência usar chapinha?
“O calor excessivo pode aumentar a porosidade do cabelo e danificar tanto a cutícula (parte mais externa que reveste os fios) quanto o córtex (parte mais interna)”, explica a Dra. Natássia Pizani, médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Infelizmente, a especialista afirma que não existe uma frequência segura que não cause danos. Mas podemos minimizá-los com alguns cuidados:
- Utilize um protetor térmico específico para o seu tipo de cabelo em todas as aplicações;
- Ajuste a temperatura do aparelho para o mínimo necessário para modelar os fios.
Chapinha sem danificar os fios: Temperatura máxima para cada tipo de fio
“É possível modelar fios finos a uma temperatura entre 90 e 140°C. Já um cabelo médio pode ser modelado a algo em torno de 175°C, enquanto cabelos grossos e crespos precisam de uma temperatura de, no máximo, 200°C”. Confira um passo a passo ideal:
- Se seus fios estiverem molhados, comece tirando o excesso de água com a ajuda de uma toalha — aperte-a no cabelo, não esfregue;
- Então, aplique um leave-in com proteção térmica por toda a extensão do cabelo, indo de mecha em mecha e penteando;
- Deixe secar completamente (ou faça isso com a ajuda de um secador);
- Então, divida o cabelo em partes e aplique a chapinha na temperatura adequada (o suficiente para modelar);
- Você pode finalizar com um óleo nas pontas.