Assim como o rosto e outras regiões do corpo, o pescoço e o colo revelam os sinais do tempo. De acordo com a dermatologista Luciana Garbelini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a região do colo é mais propícia ao aparecimento de rugas, flacidez e manchas.
“Isso porque é uma área que tem menos glândulas sebáceas e a pele mais fina. Além disso, fica mais exposta ao sol e à poluição, acelerando o processo de envelhecimento”, explica.
Entre os sinais de envelhecimento do colo está o aparecimento de rugas verticais ou “rugas do sono”, que são linhas finas relacionadas à flacidez e à posição que se dorme. Outra alteração é o surgimento de manchas ocasionadas pela exposição solar.
“Vão desde manchas avermelhadas na área se estendendo até as laterais do pescoço, os pontinhos esbranquiçados que são semelhantes às cicatrizes e as manchas amarronzadas”, conta a especialista.
Para prevenir o surgimento precoce das rugas e manchas na região do colo, é interessante manter uma rotina de cuidados.
4 CUIDADOS PARA SE TER COM A REGIÃO DO COLO
Hidratação
Levando em consideração que o colo é uma região que tem menos glândulas sebáceas, a hidratação é indispensável.
Por isso, ao usar um creme facial, não deixe de aplicá-lo no pescoço e no colo, massageando bastante a área com as mãos ou com rolinhos de quartzo/jade.
Por ser uma área delicada, o uso de ácidos como o retinóico na região do pescoço não é aconselhável.
Proteção solar
O protetor solar é um item indispensável para manter a região do colo saudável, uma vez que ele protege a pele contra os raios ultravioletas, diminui as chances de manchas na pele e previne o envelhecimento precoce.
Rotina saudável
O recomendado é consumir dois litros de água por dia e manter uma alimentação rica em nutrientes antioxidantes. Além disso, a prática de atividade física é essencial.
Sono
“Além do envelhecimento natural, dormir de lado também acelera as marcações na área. Essa posição deixa uma parte da pele mais ‘espremida’. Isso causa um rompimento das fibras colágenas gerando rugas”, afirma a médica.
Travesseiros anatômicos, fronhas de cetim e adesivos de silicone antirrugas para a região do colo também ajudam a reduzir os efeitos das rugas.
Além desses cuidados, os tratamentos dermatológicos voltados para a estimulação do colágeno são alternativas que, com efeito prolongado, ajudam no rejuvenescimento da pele do colo.
Bioestimuladores de colágeno: Recomendado para a flacidez leve, estimulam a produção de colágeno com o objetivo de garantir mais sustentação e firmeza.
Ultrassom microfocado: Promove a produção de novo colágeno e a reestruturação de antigas fibras de sustentação.
Fios de PDO: Os fios, que são biodegradáveis e absorvidos pelo corpo, ajudam na melhora das rugas por meio do estímulo da produção de colágeno.
Skinbooster: É um procedimento injetável que proporciona hidratação para a pele, fazendo com que ela tenha uma aparência mais uniforme e lisa por meio da absorção de água.