Passado o “boom” das intervenções estéticas nos últimos anos, diversas famosas que se submeteram à harmonização facial e outros tratamentos decidiram reverter seus procedimentos para resgatar sua beleza natural.
De acordo com Thiago Martins, biomédico mestre em Medicina Estética, para reverter os preenchimentos com ácido hialurônico utilizado na harmonização facial, pode ser aplicada uma enzima chamada hialuronidase.
“O ácido hialurônico é um gel e, a partir do momento que ele entra em contato com essa enzima, se dissolve e vira um líquido, que é absorvido pelo corpo. A hialuronidase age em um período de 7-15 dias, sendo recomendado aguardar 30 dias para uma segunda aplicação. Dependendo do caso, o paciente pode demorar de 2 até a 6 meses para uma remoção completa, mas é importante lembrar que nem sempre conseguimos fazê-la”, explica o dermatologista.
“Os efeitos da toxina botulínica costumam desaparecer espontaneamente após 4-6 meses. Já os fios de sustentação podem ser removidos com manobras manuais”, acrescenta ele.
Vale ressaltar, porém, que a remoção da toxina botulínica não é isenta de riscos, uma vez que ela também é uma técnica invasiva. “Pode ocorrer dor na região, vermelhidão e hematomas“, fala Kátia Blume, cirurgiã dentista especializada em odontologia estética.
“O tempo para voltar ao natural varia de pessoa para pessoa. Em algumas, isso acontece em até setenta e duas horas, já em outras pode levar até sete dias, dependendo do organismo”, completa.
Famosas que reverteram procedimentos estéticos
Já faz algum tempo que algumas celebridades vêm compartilhando em suas redes sociais os resultados das reversões de seus procedimentos estéticos. Relembre a seguir 7 delas!
1Gkay
Gkay começou seu processo de reversão da harmonização facial em 2023, depois de admitir ter “perdido a mão” nos procedimentos.
“Já queria fazer a um tempo, porque eu tinha perdido essa questão das proporções. A minha harmonização, da boca principalmente, não era algo que me agradava mais. Então eu disse: ‘Vamos reverter’. E eu gostei. Também porque, através disso, muitas pessoas puderam saber também que tem essa possibilidade”, ela explicou.
2Gabi Martins
A cantora se submeteu aos procedimentos faciais durante anos, incluindo preenchimento nas olheiras, bochecha, queixo e boca, e botox na região dos olhos e nas maçãs do rosto. Quando optou pela reversão, o botox na região dos olhos e nas maçãs do rosto já estava saindo naturalmente, enquanto as outras regiões precisaram do tratamento para remoção das substâncias.
“Foi por pressão mesmo da sociedade que acabei fazendo, e hoje me sinto mais natural e feliz”, ela contou na ocasião.
3Scheila Carvalho
Aos 50 anos, a dançarina decidiu remover o preenchimento com ácido hialurônico
que tinha no rosto. De acordo com ela, a decisão foi tomada por conta do desejo de voltar a ter uma beleza mais natural.
“Olha só como o meu olhar abriu! Recuperar a naturalidade do meu olhar e do meu sorriso foi a melhor sensação. Estou chocada. “Agora é só estimular o colágeno. Nada de preencher. Esquece esse negócio de preencher. Não quero nem saber desse nome mais”, disse a artista.
4Mariana Goldfarb
Em 2021, Mariana Goldfarb revelou ter revertido seu preenchimento labial, mas disse que não se arrependia de ter feito o procedimento.
“Não me arrependo de nenhum procedimento estético que já fiz. Na época, era o que fazia sentido para mim”, escreveu em seu Instagram na ocasião.
5Flávia Pavanelli
Flávia se tornou alvo de críticas na web por conta de seus procedimentos faciais. Assim, em 2023, decidiu reverter parte das intervenções. Na ocasião, ela chegou a dizer que tinha até mesmo dificuldade para falar por causa do tamanho de sua boca.
6Deborah Secco
A atriz também já afirmou ter se arrependido de fazer procedimentos estéticos que “deram errado”. Ela, inclusive, já precisou desfazer um preenchimento com ácido hialurônico no mesmo dia da aplicação.
“Sofri muito. Fiz preenchimento de olheira e maxilar. Ficou um horror, desfiz no mesmo dia”, relatou.
7Erika Schneider
A ex-bailarina do Faustão optou por reverter seus procedimentos estéticos, incluindo a harmonização facial e o preenchimento labial. Segundo Erika, ela acabou passando pelas intervenções por pressão estética e por pensar que “tinha que sempre fazer alguma coisa para estar mais bonita”, mas que após a retirada das substâncias, passou a enxergar beleza em sua versão natural.