Exercícios de yoga facial para diminuir linhas de expressão!
Não é milagre, é técnica! Especialistas ensinam movimentos (e dão dicas) que você pode fazer em casa para amenizar papadas, olhos assimétricos e marcas
Que a yoga é uma prática milenar que ajuda a aliviar as tensões do corpo e fortalecer alguns músculos, você provavelmente já sabe. Mas você sabia que, se aplicada no rosto, ela traz benefícios parecidos e pode até desaparecer com algumas ruguinhas? “A yoga facial é uma estimulação da face por meio de movimentos repetitivos e técnicas respiratórias”, explica a dermatologista especialista em estética Geisa Costa (@drageisacosta).
De acordo com a profissional, com ela também podemos prevenir os sinais de envelhecimento. “Os exercícios trabalham a hipoderme (camada inferior da pele), a derme (camada média), e a epiderme (camada mais superficial)”, afirma. Eles aumentam a circulação sanguínea, eliminam toxinas e contribuem para a diminuição da flacidez.
Mas é preciso seguir as recomendações de especialistas à risca na hora de realizar. “Se a yoga facial não for feita da maneira correta, ao invés de minimizar os problemas, ela pode aumentá-los — vale lembrar que as rugas são formadas pela repetição”, alerta Geisa.
Exercícios básicos de yoga facial para fazer em casa
Quem ensina o passo a passo para iniciantes é a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira (@roselisiqueira). “Aplique uma suave pressão na área indicada. Depois, realize a descompressão para aliviar a tensão. Repita cada exercício três vezes”, explica.
1 – Testa
Coloque quatro dedos de cada mão no centro da testa. Enquanto você contrai e relaxa a testa, deslize os dedos até as têmporas.
2 – Olhos
Coloque dois dedos nas sobrancelhas. Sem tirar os dedos, levante as pálpebras e force para fechar os olhos.
3 – Boca
Coloque dois dedos no cantinho da boca. Sem tirar os dedos, dê um suave sorriso e feche os lábios.
Yoga Facial MASC
Ao estudar as técnicas de respiração dentro da prática milenar, a fonoaudióloga Alessandra Scavone (@mascfacial), que já havia criado o método MASC Facial, decidiu abrir uma vertente dentro dele chamada Yoga Facial MASC. “São mais de 70 exercícios que combinam respiração e maneiras de trabalhar a área. Como os músculos do rosto são muito menores do que os do corpo, precisamos de menos tempo para conseguir a firmeza e o tônus desejados.”, explica.
Uma das questões que a Yoga Facial MASC busca solucionar é a chamada assimetria facial — um olho maior que o outro, uma sobrancelha mais levantada, ou até um sorriso que pende mais para um dos lados. “Na verdade, todos (sem exceção) temos assimetria facial. Isso é normal, mas pode ser melhorado com hábitos e movimentos corretos”, diz Alessandra.
Além de praticar regularmente a yoga facial, ela aconselha a seguir algumas dicas no dia a dia:
Postura: “Se você estiver vendo mais rugas em um dos lados do pescoço, verifique sua postura — tenha certeza de que está sentando e ficando em pé com a coluna ereta e relaxada, os ombros uniformes e a respiração estável”;
Celular: “Use fones de ouvido em ligações e sempre que conseguir. Com eles, é possível manter a cabeça e os ombros retos enquanto a pessoa fala (evitando a formação da papada) e dá para sorrir de maneira mais uniforme. O uso do celular geralmente pressiona um dos lados do rosto mais que o outro”;
Posição para dormir: “A posição de dormir é uma das principais causas de assimetria em nosso rosto. Dormir de costas é a melhor posição para ajudar a prevenir rugas e assimetria. E mesmo se você dorme de costas, seu travesseiro pode ser um grande problema. Tente experimentar modelos criados para reduzir a pressão e a fricção em seu rosto. E prefira as fronhas de cetim.”
Exercícios da Ale Scavone
1 – Pescoço
Comece olhando para a frente. Vire a cabeça para a direita, de modo que ela esteja alinhada com o seu ombro direito e, em seguida, incline a cabeça para trás. Segure de 6 a 8 segundos. Volte a cabeça para a posição inicial. Repita para o outro lado.
2 – Papada
Empurre o queixo com o dorso dos dedos e apoie o cotovelo com a outra mão, como se o seu olhar se dirigisse para baixo e a sua mão levasse o seu rosto para cima. Segure por 3 respirações profundas.
Em seguida, usando os topos dos dedos de ambas as mãos, delicadamente bata na papada, alternando entre cada mão, durante 15 segundos.
3 – Lábios e boca
Incline a cabeça para trás suavemente e olhe para o céu 10 vezes. Faça o som de um beijo. Então, relaxe o rosto e respire fundo.
Depois de expirar, imagine que você está soprando uma vela, empurrando os lábios para fora levemente. Relaxe e repita mais duas vezes.
4 – Bochechas
Inche suas bochechas e lábios, como se sua boca estivesse cheia de água. Coloque as mãos nos lábios para que eles não formem rugas. Respire pelo nariz. Em seguida, comece a transferir o ar de um lado ao outro. Faça por trinta segundos.