As espinhas não são exclusividade do nosso rosto. Na verdade, outras partes do nosso corpo também pode ser afetadas por elas, por exemplo, as costas.
“Embora ambas sejam formas de acne, a acne nas costas geralmente apresenta lesões maiores, com cistos e nódulos. Além disso, a pele nas costas é mais espessa e possui glândulas sebáceas maiores, tornando a região propensa à lesões mais inflamadas e mais resistente ao tratamento”, explica o Dr. Renato Soriani, dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Segundo a Dra. Natália Paiva, dermatologista, “em alguns casos, quando as espinhas ocorrem isoladamente nas costas, pode não existir uma associação de bactérias, como é comum acontecer na face, pois pode haver apenas a inflamação da glândula sebácea”.
O QUE CAUSA ESPINHAS NAS COSTAS?
A Dra. Camila Estefan Semeghini Ulson, dermatologista formada pelo Hospital Sírio Líbanes, afirma que os principais fatores responsáveis pelo surgimento de acne nas costas são:
- Alterações hormonais, como as que se manifestam durante a adolescência;
- Uso de whey protein;
- Uso de anabolizantes (testosterona);
- Polivitamínicos com vitamina B12 na composição;
- Uso de medicamentos corticoides;
- Contato com cosméticos oleosos, como alguns hidratantes, protetores solares e cremes capilares;
- Roupas sintéticas e pesadas, que podem ocluir a região e atrapalhar a respiração da pele;
- Consumo de produtos com alta concentração de açúcar refinado e farinha branca, como bolos e massas;
- Excesso de transpiração e fricção no local;
- Consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, como pasta de amendoim e castanhas.
“Muitas vezes, um paciente que tem o cabelo muito comprido e oleoso, por exemplo, pode acabar transferindo esse excesso de sebo para as costas, contribuindo para o desenvolvimento da condição”, destaca a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua na área estética.
COMO TRATAR?
O tratamento é determinado de acordo com o grau e a extensão da acne, e sempre deve ser feito sob a orientação de um dermatologista. “Para reduzir o risco de manchas e prevenir cicatrizes, é recomendado não espremer as lesões, procurar um médico o mais rápido possível e caprichar na proteção solar“, orienta o Dr. Renato.
O uso tópico de ácidos, como ácido salicílico, adapaleno, peróxido de benzoíla, pode se prescrito, assim como remédios orais, em casos mais graves, conforme diz a Dra. Fernanda. Procedimentos estéticos, entre eles, peelings químicos, luz intensa pulsada e terapia com laser de picossegundos, também podem ser considerados.
“No tratamento oral, usamos antibióticos (tetraciclinas são bem vindas) ou até a isotretinoína (Roacutan). Porém, devemos associar o tratamento tópico em todos os casos para otimizar o resultado. Sabonetes em barra com ácido salicílico para desinflamar as lesões são úteis, além de géis e cremes compostos por peróxido de benzoíla, ácido glicólico, niacinamida e ácido azelaico. A hidroquinona pode ser usada com moderação em algumas lesões pontuais para clarear as manchas, mas sempre sob orientação e acompanhamento de um profissional de saúde”, comenta a Dra. Camila.
COMO EVITAR ESPINHAS NAS COSTAS?
Um dos cuidados fundamentais para prevenir a acne nas costas é higienizar o local adequadamente. De acordo com a Dra. Camila, uma boa ideia é apostar em sabonetes em barra formulados com ácido salicílico para lavar a região.
“Certifique-se também de limpar bem as costas após enxaguar o condicionador do cabelo, para retirar todo o excesso de produto da pele, evitando a obstrução dos poros e a inflamação das glândulas sebáceas”, destaca a médica formada pelo Hospital Sírio Libanês
Além disso, os especialistas recomendam utilizar roupas que permitam a evaporação do suor e não sejam tão apertadas e evitar o hábito de tocar a região com as mãos sujas. “Após sair da academia, troque as suas peças por outras limpas e secas. As roupas sujas de transpiração nunca devem ser reutilizadas, em especial para quem já tem predisposição às espinhas”, fala a Dra. Natália.
Na hora de escolher um protetor solar para as costas, dê preferência aos que são oil free e em spray. “Não aplique óleos corporais na região, faça uso de polivitamínicos apenas sob orientação médica e não se automedique com corticoides“, completa Camila.
“Tome cuidado com o consumo de substâncias anabolizantes e de alimentos que sejam gordurosos ou calóricos, porque também podem estimular o surgimento das espinhas nas costas“, conclui Paiva.
PRODUTOS PARA ACNE CORPORAL
Sabonete Em Barra Salix - Dermotivin
Por conta do seu formato em barra, é perfeito para ser utilizado no banho e para manter as costas livres de impurezas. Sua composição conta com ácido salicílico, um ativo que ajuda a secar as lesões, reduzindo o excesso de oleosidade e desobstruindo os poros.
Spray Corporal Antiacne Acniben - ISDIN
Conta com ingredientes que promovem uma esfoliação na pele, renovando as células e melhorando a textura cutânea. É um produto em spray que facilita a aplicação em áreas de difícil alcance, como as costas e peito. Oferece secagem rápida e não é pegajoso.
Solução Antiacne Para o Corpo - Océane
Com 2% de ácido salicílico, niacinamida, zinco PCA e centella asiática, reduz o aspecto avermelhado e o inchaço das espinhas, atingindo costas, braços, colos e outras regiões em que você precisar aplicá-lo. Ajuda a limpar os poros e a controlar a produção de sebo sem ressecar. Ainda hidrata, estimula a renovação celular e uniformiza o tom da pele.
Spray Corporal Antiacne Secatriz Acne Free - Dermage
É um tratamento em spray ideal para acabar com as espinhas em áreas como colo, costas e glúteos. Tem ação refrescante, secativa e calmante, desobstruindo os poros e prevenindo o aparecimento de cravos e acne.
Actine Sabonete em Barra - Darrow
Entre seus benefícios estão: limpeza profunda sem ressecar, ação secativa, combate à oleosidade e desobstrução dos poros. Sua fórmula é enriquecida com um complexo anti-imperfeições, que conta com enxofre coloidal 10%, ácido salicílico 2%, e PCA de Zinco, e com um complexo calmante, formado por murumuru, que hidrata, e o extrato de aloe vera, ativo calmante e anti-inflamatório.