Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Ela tratou a acne no rosto com chá-verde e mel. Mas é seguro?

Fotos de antes e depois estão chamando atenção nas redes sociais. Entenda os riscos e os benefícios de recorrer a ingredientes como esses

Por Camila Junqueira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Luiza Monteiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 fev 2018, 17h58 • Atualizado em 21 out 2024, 17h38
Acne com chá verde (@hildapazrobles/Reprodução Twitter)
Continua após publicidade
  • As redes sociais estão cheias de dicas de beleza, desde indicações de novos produtos até receitas caseiras que prometem fazer milagres na pele. Recentemente, porém, uma postagem no Twitter chamou atenção. 

    A autora do post é Hilda Paz Robles, de 17 anos, que compartilhou o tratamento escolhido para curar um quadro grave de acne. Segundo a jovem, ela usou apenas chá-verde e mel para se livrar das marcas na face. 

    https://twitter.com/hildapazrobles/status/959879111878443008

    Siga

    De acordo com o a revista Allure, a americana começou a tomar o chá, adoçado com mel, três vezes por semana. Ela também fazia a própria máscara facial, misturando alguns sachês com o produto das abelhas e aplicando no rosto de 30 minutos a duas horas. No início, Hilda usava a máscara três vezes por semana; depois de dois meses, apenas uma vez. 

    Outro caso que viralizou recentemente nas redes sociais foi o tratamento da modelo Brianna Lopez. Em dezembro de 2017, ela mostrou no Instagram que também curou um quadro grave de acne, usando uma combinação de óleos essenciais e mel. Mas afinal, é possível resolver esse problema só com ingredientes naturais?

    https://www.instagram.com/p/BdOzgo5grR3/?taken-by=briannagabrielaa

    Continua após a publicidade

    Tratamento de acne com chá-verde e mel: riscos

    De acordo com a médica dermatologista Christiane Gonzaga, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o chá-verde possui propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres causadores de danos à pele. A erva também é rica em polifenóis, compostos anti-inflamatórios.

    “A acne é, justamente, uma doença inflamatória. Daí porque o chá-verde ajuda a diminuir quadros de vermelhidão e pústulas, além de eliminar toxinas”, explica Christiane.

    Mas e o mel? Nos tratamentos das redes sociais, o consumo desse produto tem a função de hidratar e proteger a derme de bactérias, mas o efeito pode não ser bem esse.

    Por ser fonte de carboidratos e açúcares, alguns organismos reagem mal ao ingrediente. “A ingestão excessiva dessas substâncias gera picos de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que, em grandes quantidades, pode piorar os quadros inflamatórios”, destaca a especialista. Por isso, antes de se entupir desse ou de outros produtos – por mais naturais que sejam – é fundamental consultar um especialista, ok?

    Continua após a publicidade

    Como usar chá-verde para tratar acne

    Ela tratou a acne no rosto com chá-verde e mel. Mas é seguro?
    (YelenaYemchuk/Thinkstock/Getty Images)

    O chá-verde pode ser utilizado como um tônico facial. “Após limpar a pele, coloque um pouco do chá pronto (frio ou em temperatura ambiente) em uma rodela de algodão e aplique sobre a pele”, indica Christiane. Vale também buscar loções naturais que possuem o ingrediente como base.

    Em casos graves, porém, o tratamento natural deve ser aliado ao uso de antibióticos. “A acne mais severa, com nódulos, cistos e cicatrizes, possui indicação de medicamentos orais, que reduzem a produção do sebo, inflamação do folículo e proliferação bacteriana”, explica a dermatologista Fabiane Kumagai Lorenzin, assessora do departamento de Cosmiatria Dermatológica da SBD.

    Inclua no prato

    Outro aspecto que ajuda no tratamento contra acne é a alimentação. Segundo Christiane, é importante buscar alimentos ricos em antioxidantes e polifenóis, assim como o chá-verde. “Invista em ingredientes fontes de ômega-3, que possuem ação anti-inflamatória”. sugere. Essa gordura do bem é encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum e em sementes como chia e linhaça.

    A vitamina C é outra arma poderosa. “Adicione ao cardápio frutas como abacaxi, acerola, caju, laranja, goiaba e morango. Frutas vermelhas e folhas verde-escuras também são boas indicações”, recomenda a médica.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.