Ao falar em lavar o rosto pela manhã, a palavra-chave é lavagem, não enxágue – que é a prática de usar água para remover contaminantes sem um limpador envolvido. A lavagem normalmente usa um veículo tipo sabão como parte do processo de limpeza.
Quem tem pele oleosa deve, sempre que puder, higienizar o rosto com limpadores de manhã, pois o sebo pode se acumular durante a noite. “Quem tem pele oleosa pode lavar duas vezes por dia, mas não mais que isso pois se a higienização for excessiva e aplicar produtos secativos, acaba induzindo um efeito rebote, em que as glândulas produzem ainda mais oleosidade”, explica a dermatologista.
“Quem usa algum ácido à noite, deve idealmente usar sim um limpador mas, caso não use, ao menos deve enxaguar o rosto com bastante água de manhã”, explica Julia Cezar, dermatologista membro da Sociedade brasileira de dermatologia, de São Paulo.
Já quem tem a pele normal a seca e apenas usa um hidratante de noite, está liberado para apenas enxaguar com água pela manhã.
QUEM TREINA DE MANHÃ
Se você malhar de manhã, a limpeza matinal com um produto limpador é inegociável. Independentemente do seu tipo de pele, considere que seu suor se mistura com qualquer sujeira e bactéria que esteja ainda em sua pele – porque, sim, você pode ter lavado o rosto ontem à noite, mas se seus lençóis não forem lavados recentemente, as bactérias podem viver lá e se transferir para sua pele. Sem a higiene adequada, os poros são obstruídos e causam espinhas.
A verdade é que a higiene deve ser feita na medida certa, não tem uma receita de bolo que serve para todo mundo. Cada pele é uma pele – e o skincare deve ser pensado considerando a individualidade do tipo de pele e da rotina de cada um.