Continua após publicidade

Dicas para cuidar de cabelos alisados

Cabelo liso não precisa ser sinônimo de fios secos e sem movimento. Veja como cuidar bem do seu com essas dicas preciosas

Por Débora Lublinski (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 22h19 - Publicado em 8 fev 2012, 22h00
Reportagem: Débora Lublinski e Sylvia Radovan - Edição: MdeMulher
Reportagem: Débora Lublinski e Sylvia Radovan - Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Esqueça as escovas progressivas que levam formol na fórmula
Foto: Dreamstime

Não importa se a tendência das passarelas é cabelo com ondas ou cachos. Tem muita mulher que não quer abrir mão dos fios lisos nem por um decreto-lei. É o seu caso? A boa notícia é que as técnicas de alisamento estão cada vez menos agressivas. Fique de olho nestes cuidados:

Formol nunca mais

Esqueça as escovas progressivas que levam essa substância na fórmula: faz mal para a saúde e já está mais do que comprovado que detona, sim, o cabelo. O formol encapa o fio como um cimento, fixando-o no novo formato. Mas impede que qualquer ativo de tratamento penetre na fibra capilar. Resultado: fio desnutrido, poroso e que quebra fácil.

Continua após a publicidade

Elas alisam e tratam

O jeito é apostar nas escovas à base de guanidina e tioglicolato de sódio, substâncias permitidas e eficazes para modificar a forma do cabelo. É claro que, como toda química, trazem algum prejuízo ao fio. Mas os novos alisamentos já contam com ativos hidratantes na fórmula. Procure por queratina, aminoácidos e carbocisteína.

Faça o teste da mecha

Antes de partir para o alisamento em todos os fios, o profissional vai aplicar o produto apenas numa mecha. Isso é a garantia de que o seu cabelo aguenta o procedimento sem quebrar. O teste é ainda mais importante para mulheres que já fizeram algum alisamento, têm mechas, tintura ou fios finos e frágeis.

Chapinha e secador liberados

Continua após a publicidade

Você sempre carrega a tiracolo algum desses aparelhos? Então, vale a pena munir-se de produtos que protegem os fios do calor e blindam o cabelo contra a umidade. Investir em chapinhas e secadores high tech também ajudam a diminuir o dano.

Spray termoativado e creme antifrizz

À base de silicone, spray termoativado forma uma película ao redor do fio e protege-o do calor. A intenção é evitar que o cabelo queime e também ajudar a chapinha ou a escova a deslizar melhor (o que diminui o risco de quebra). O creme antifrizz finaliza o processo. Com fórmula hidratante, também encapa o fio, hidrata e evita que ele arrepie.

Chapinha e secador tecnológicos

Escolha uma chapinha com regulagem de temperatura (para não exagerar no calor) e placas de cerâmica, que aquecem por igual e aceleram o alisamento. Nos secadores, procure por infravermelho, radiação que agiliza a secagem, e íons negativos, para selar as cutículas e garantir mais brilho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.