Continua após publicidade

5 dicas para quem tem espinhas na região da barba

Dermatologista conta o que você deve fazer para prevenir a piora da condição durante o processo de barbear

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h41 - Publicado em 20 jun 2023, 17h41
Espinhas na região da barba
Confira quais cuidados são indispensáveis para prevenir o aparecimento de espinhas nessa área do rosto | (drobotdean/Freepik)
Continua após publicidade

As espinhas podem atrapalhar bastante na hora de barbear, tornando a remoção e o aparo dos pelos mais dolorosa e incômoda. Em alguns casos, elas podem chegar até mesmo a provocar lesões. Isso porque o problema pode deixar a pele mais sensível e mais propensa a irritações durante esse processo.

Sendo assim, se você notou a presença de acne nessa região do rosto, é preciso redobrar a atenção ao se barbear, a fim de evitar o agravamento do quadro. Uma das recomendações da Dra. Carolina Speyer, dermatologista e consultora da Philips, é optar por barbeadores com tecnologia que não machuca e não danifica a derme. Para quem está realizando tratamentos com ácidos, essa precaução é ainda mais necessária.

Vale ressaltar que, apesar dos cuidados serem indispensáveis, o ideal é sempre procurar a ajuda de um dermatologista para lidar com as espinhas na barba, sendo que o profissional indicará o tratamento adequado para você. Dependendo da gravidade do caso, podem ser usados tanto medicamentos tópicos quanto orais, como o Roacutan.

A seguir, você encontra outras dicas para tornar a rotina de barbear saudável e sem traumas. Veja:

1

 

 

Diagnóstico

Consultar um médico é o melhor caminho para descobrir se o que você tem é realmente acne, pois essa condição gera sintomas parecidos com os de foliculite e de rosácea, por exemplo, dois problemas de pele que exigem abordagens terapêuticas diferentes.

2

 

 

Limpe a pele

Continua após a publicidade

Antes de começar a remover os pelos, lembre-se de higienizar o rosto. Para isso, a indicação da médica é utilizar um bom sabonete facial que retire a sujeira de uma forma eficiente e sem provocar o ressecamento. As opções com ativos hidratantes e nutritivos (glicerina, ácido hialurônico, extratos vegetais, entre outros) ajudam a manter a pele protegida e equilibrada.

3

 

 

Aplique o pré-barba

O pré-barba desempenha um papel importante quando o assunto é preparar o rosto para a remoção dos pelos. Esse produto é desenvolvido para que o barbear seja mais confortável e suave, garantindo a diminuição do atrito da lâmina com a pele.

Considerando as suas necessidades e características, você pode escolher entre os diferentes tipos de textura, como géis, loções, espumas e óleos.

4

 

 

Escolha o barbeador certo

Continua após a publicidade

Quer incluir um barbeador na sua rotina, mas não sabe qual comprar? Para te ajudar na escolha, a dermatologista sugere que você dê preferência para os produtos que tenham lâminas arredondadas, uma vez que elas cortam os pelos sem agredir a derme.

5

 

 

Não deixe de lado o pós-barba

O pós-barba é uma etapa fundamental para aliviar os efeitos provocados pelo ato de barbear, incluindo a vermelhidão e o ressecamento. Especialmente se você sofre com espinhas na barba, quando formulado com substâncias antibacterianas e antissépticas, ele pode te ajudar a minimizar o risco de surgimento de novas lesões e a acalmar a pele.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.