Quem tem cabelos cacheados costuma gostar de experimentar novos produtos e técnicas para explorar os diferentes efeitos possíveis nos fios. Enquanto algumas mulheres preferem o volume, outras são fãs de uma definição mais precisa e detalhada, por exemplo. Mas a verdade é que todas elas querem manter os cachos sempre saudáveis e bonitos, e, para isso, além de saber finalizá-los, é importante ter uma série de cuidados.
Para ter fios livres de quaisquer problemas e com a curvatura acentuada, a cabeleireira Janny Mota compartilha cinco dicas essenciais. Veja:
Hidrate sempre
Geralmente, os cabelos cacheados são mais secos. Isso acontece porque o formato espiral dos fios faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo nem sempre consiga atingir o comprimento.
Por essa razão, é preciso caprichar nos cuidados, utilizando regularmente máscaras de tratamento com ativos que promovam hidratação e que ajudem a repor os lipídios da fibra capilar.
Essa medida, segundo Janny, além de ser indispensável para ficar longe do ressecamento e da quebra, é fundamental para garantir uma definição ainda melhor.
Penteie os cabelos apenas quando estiverem molhados
“Jamais penteie o cabelo com ele seco. Isso quebra qualquer fio, mas no caso dos cacheados, a precaução precisa ser ainda maior. O ideal é retirar o excesso de água e penteá-los, ainda úmidos, com pentes de dentes largos”, aconselha.
3
Escolha os produtos certos
Na hora de escolher entre os mais variados produtos que recheiam as prateleiras das perfumarias e farmácias, sempre priorize aqueles que são específicos para esses tipos de cabelo, pois eles foram desenvolvidos especialmente para atender às necessidades dos fios com curvatura.
“Ao comprar algo diferente do que o seu cabelo precisa, você vai estar desperdiçando dinheiro e pode até mesmo mais prejudicar do que ajudar. Ah, e busque usar a quantidade ideal de creme, já que menos não vai chegar ao resultado desejado, mas mais vai deixar os fios pesados. Saiba dosar”, alerta.
Corte periodicamente
Conforme as madeixas crescem, os cachos vão perdendo o formato, dando espaço para o que chamamos de efeito piramidal. Esse fenômeno ocorre quando a raiz fica “lisa” e grudada no couro cabeludo e os cachos concentrados nas pontas.
Para evitar que isso aconteça e devolver a leveza aos fios, o maior segredo é cortar as pontinhas regularmente. Inclusive, esse hábito também é indispensável para se livrar das pontas duplas, que deixam os cabelos quebradiços e com um aspecto áspero. “Um cabelo maltratado dificilmente ficará bem definido e com cachos bonitos”, ressalta a cabeleireira.
5
Teste diferentes técnicas de finalização
A finalização que você faz é outro fator que influencia bastante na definição dos seus cabelos. E ela pode ser realizada a partir da aplicação diferentes técnicas. Tudo depende do resultado que você quer atingir.
A fitagem, por exemplo, é uma das mais famosas entre as cacheadas, por ser prática e funcional. “Para fazer, é simples: basta ir separando o cabelo em pequenas mechas, aplicar um creme de sua preferência e esticar, formando fitas. Depois, deixe secar naturalmente e terá lindos cachos”, ensina Janny.
Também há o plopping, que, apesar de ser parecido com a que apresentamos acima, envolve o uso de uma camiseta de algodão ou uma toalha de microfibra para enrolar os fios após a lavagem.
“Com os cabelos lavados, tire o excesso de água com uma toalha ou camisa de algodão. Separe ele em mechas e aplique o creme, também de sua preferência. Estique a toalha ou a camisa em um lugar plano, coloque seu cabelo em cima, enrole as duas laterais do pano, amarre-as e forme uma touca. Espere o cabelo secar para retirar, ou utilize um secador ou difusor”, explica.
Outro exemplo é o dedoliss, que, como o próprio nome já diz, consiste em enrolar o cabelo nos dedos. “Com os fios úmidos, aplique um creme e separe-os em mechas (grandes ou pequenas, vai depender do volume que deseja). Vá torcendo-os ao redor do dedo, segure por alguns segundos e solte. Depois, deixe secar naturalmente”.
“Para manter as madeixas definidas por mais tempo, durma com touca de cetim e use uma touca também no banho, pois isso evita que o vapor e a umidade desmanche os cachos”, finaliza.
SUGESTÕES DE PRODUTOS
Kit Shampoo e Condicionador Curly - Truss
Um kit de shampoo e condicionador específico para cachos não deve faltar no seu banheiro, e esses dois produtos devem conter ativos que ajudem a hidratar e a nutrir os fios, entre eles, os extratos vegetais e os óleos. A nossa sugestão é essa duplinha, da marca Truss, que garante cabelos mais macios, sedosos e sem frizz, além de contribuir para a fixação do formato espiral.
Escova The Wet Detangler - Tangle Teezer
Para desembaraçar, conte com a ajuda de uma escova que não quebre os fios e que não os deixem fragilizados. Uma opção é a The Wet Detangler, de Tangle Teezer. Desenvolvida especialmente para ser utilizada com os cachos molhados, ela tem duas camadas de cerdas, sendo que a mais longa é a responsável por remover os nós e a mais curta por deixar as madeixas mais hidratadas. Ela é bem leve e tem um cabo ergonômico que facilita bastante.
Argan Oil - Lola Cosmetics
É claro que não podíamos deixar de incluir o óleo capilar nesta lista. Afinal, ele é um cosmético que pode entregar inúmeros benefícios à saúde e beleza dos fios, como nutrição e proteção térmica. Com uma composição rica em óleo de argan, este, da Lola Cosmetics, pode ser utilizado no day after, por exemplo, para revitalizar os cachos e amenizar aqueles fiozinhos rebeldes que insistem em ficar desalinhados.
Creme de Pentear Curly Styling Cream - Soul Power
Ele favorece a ativação e a fixação dos cachos, assim como contribui para uma hidratação profunda e duradoura. Sua fórmula, feita com manteiga de karité, colágeno vegetal e óleo de oliva, entrega brilho, emoliência e elasticidade às madeixas, tornando-as mais fortes e poderosas.
Touca de Cetim
Quando for desfrutar de uma noite de sono, utilize uma touca de cetim para proteger o seu cabelo contra o atrito causado entre os fios e o travesseiro. Esse acessório preserva a definição dos cachos e evita a formação de nós.