O dermaplaning ganhou as redes sociais, com diversos vídeos mostrando ótimos resultados de antes e depois. Mas será que ele é mesmo seguro? Aqui contamos tudo que você precisa saber!
O QUE É DERMAPLANING
É um tratamento de esfoliação que envolve raspar suavemente o rosto com um bisturi de grau médico para remover a camada superior da pele. O barbear remove tanto as células mortas da pele quanto os pelos finos que são conhecidos como penugem de pêssego, deixando a superfície do rosto ultra lisa. Ao estimular o desenvolvimento de novas células da pele, esse tipo de esfoliação – às vezes chamado de bisturi facial – ajuda a nova pele a subir à superfície. Ele deixa os pacientes com um rosto mais jovem e úmido, mas sem produtos químicos agressivos, tempo de inatividade excessivo ou dor.
Aí que entra a grande questão. Apesar de ter viralizado nas redes sociais, o procedimento não é assim tão simples quanto parece. “A pele é nossa primeira camada de proteção e, ao ser descamada de maneira íntegra, aumentamos as chances de lesões, manchas e de contaminações”, explica a biomédica pós-graduada em Saúde Estética, Ana Clara Brathwaite. A especialista esclarece que o procedimento retira o estrato córneo da pele (a primeira camada que é composta por células que já estão para morrer e vão se desprender naturalmente da pele) de maneira abrupta, deixando a pele exposta.
Se a pessoa fazendo não for um profissional com bom domínio da técnica e controle da mão, pode aprofundar a lâmina e transformar o peeling superficial em um peeling profundo, causando uma lesão muito maior.
Outro fator que a especialista considera crítico, é que a técnica não tem embasamento científico suficiente. “Quando buscamos esse nome em base de dados científicos, como o PUBMED, que é o maior banco de dados de artigos científicos do mundo, aparecem sete artigos científicos apenas. Isso é muito pouco e alguns deles nem falam diretamente do procedimento, então considero uma técnica precária de embasamento científico, arriscada e perigosa.
.
BENEFÍCIOS DO DERMAPLANING CLÍNICO
Conheça os benefícios relatados — do tratamento clínico, hein!
- Pele uniforme
Porque elimina as células mortas da pele e estimula o desenvolvimento de novas células, este tratamento tem um efeito rejuvenescedor da pele. O tom da pele fica uniforme e a hiperpigmentação – as manchas mais escuras que podem aparecer na pele – diminui.
- Menos linhas finas e rugas
Todas essas novas células da pele também ajudam a minimizar a aparência de linhas finas e rugas, afastando alguns dos primeiros sinais de envelhecimento.
- Chega de pelugem
Embora os tratamentos faciais com bisturi sejam amplamente conhecidos por seu efeito rejuvenescedor na pele, este tratamento também doma a penugem de pêssego que incomoda tantos pacientes. Muitos pacientes dizem que seu rosto fica macio após o tratamento. Uma das vantagens deste tratamento é que funciona em pêlos faciais mais escuros e visíveis, bem como nos pêlos velus finos.
- Skincare em casa mais eficaz
Os primeiros dias após o tratamento são o momento ideal para se concentrar em seus séruns, hidratantes e outros elementos de sua rotina de cuidados com a pele em casa. Seu rosto sem pêlos e poros super limpos serão capazes de absorver totalmente esses tratamentos, e você obterá o máximo benefício deles.
- Poros mais limpos e menores
Este tratamento serve como uma limpeza profunda do rosto que remove sujeira, oleosidade e células mortas da pele dos poros. Depois de limpar os poros, eles parecerão menores no rosto. Isso contribui para uma aparência mais jovem, já que o tamanho dos poros está diretamente relacionado à idade.
- Conveniente
Este é um tratamento rápido e fácil que não envolve tempo de inatividade. A maioria dos compromissos não dura mais de uma hora e você poderá voltar à sua rotina depois.
Um conto da carochinha sugere que o cabelo voltará a crescer mais grosso e ainda mais escuro depois de raspado, mas o dermaplaning não tem esse efeito. Este tratamento não afeta ou altera os folículos capilares, nem influencia a taxa de crescimento dos pelos faciais. Somente a genética pode determinar a rapidez com que seu cabelo crescerá, e os hormônios são responsáveis por decidir onde você cresce o cabelo escuro e grosso e onde você cresce o cabelo claro, fino e veludo.
.