Conheça os danos provocados pela exposição solar e saiba como se proteger

Vai passar a virada do ano na praia ou na natureza? Confira os cuidados para evitar queimaduras

Por Giovana Santos
30 dez 2024, 16h00
riscos da exposição solar e como se proteger
Veja dicas para proteger a pele contra a radiação solar | (freepic.diller/Freepik)
Continua após publicidade

Estamos com um pezinho na porta de 2025! E se você, como muitos brasileiros, resolveu viajar para a praia, vale tomar alguns cuidados a fim de evitar começar o ano com queimaduras na pele. Afinal, o clima de comemoração pode nos fazer esquecer sobre os danos que a exposição solar inadequada traz. Por isso, vale reforçar:

Riscos da exposição solar excessiva

Além de favorecer problemas como queimaduras, câncer de pele e envelhecimento precoce, a exposição excessiva à radiação solar pode provocar a insolação, uma reação grave e perigosa.

“A insolação é um quadro sério desencadeado pelo superaquecimento do corpo, resultando em uma falha do mecanismo de termorregulação. Acontece quando o corpo é exposto à altas temperaturas ambientais ou por esforço físico em locais quentes, levando a temperatura corporal a atingir ou ultrapassar 40ºC, explica a Dra. Elaine Dias JK, endocrinologista e metabologista.

“Se não tratada adequadamente e a tempo, a condição pode causar diarreia, desidratação intensa, danos a diversos órgãos, como cérebro, coração, rins e músculos, e até mesmo ser fatal”, alerta o Dr. Felipe Mendes, neurocirurgião membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

O médico afirma que os fatores de risco incluem hidratação inadequada, doenças crônicas, ingestão excessiva de álcool, uso de certos medicamentos e situações extremas de calor “Bebês, crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde são especialmente vulneráveis”, diz ele. 

Desse modo, é importante reforçar alguns hábitos ao tomar sol a fim de evitar problemas que podem acabar com a viagem:

Continua após a publicidade

1. FPS adequado

Escolha um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) adequado para seu tipo de pele e atividades ao ar livre. Para exposições prolongadas, opte por FPS mais alto (como o 50 ou 60) para garantir maior proteção.

2. Tipo de pele e textura do produto

Considere seu tipo de pele ao escolher entre loções, géis ou sprays. Peles oleosas se adaptam bem a produtos oil-free, enquanto peles secas se beneficiam de fórmulas hidratantes.

3.Ação contra raios UVA e UVB

Priorize protetores solares de amplo espectro, que protegem contra os raios UVA (causadores do envelhecimento) e UVB (responsáveis pelas queimaduras).

4.Resistência à água e reaplicação

Para nadar na piscina ou mergulhar no mar, certifique-se de escolher um protetor resistente à água. Lembre-se de reaplicá-lo a cada duas horas ou após o contato com a água ou transpiração em excesso.

Continua após a publicidade

5.Consistência na aplicação

Aplique o protetor solar de forma generosa e uniforme em todas as áreas expostas, incluindo rosto, pescoço, orelhas e partes do corpo descobertas. Não se esqueça de áreas facilmente esquecidas, como pés e costas das mãos.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.