Cuidar da pele é essencial: 5 dicas que ajudam na prevenção de doenças; atividade física é uma delas!
Fortaleça ainda mais a saúde da sua pele!
Você sabia que a pele, às vezes, é o primeiro reflexo de como estamos por dentro? E cuidar dela é essencial para sua saúde por dentro e por fora! E cuidar da pele vai muito além de cremes e tratamentos: começa por dentro, com um olhar atento à saúde emocional.
“A pele e o sistema nervoso têm a mesma origem embrionária, então não é coincidência que nossas emoções afetem diretamente a saúde da pele”, explica a dermatologista Dra. Paula Sian. “Estresse, ansiedade e até má qualidade do sono podem desencadear ou agravar doenças como dermatite, rosácea, acne e até psoríase.”, completa a profissional sobre as consequências de não cuidar da pele.
Segundo a especialista, cuidar da pele previne doenças e precisa ser pensada de forma integrativa, considerando, além dos aspectos dermatológicos, o estilo de vida do paciente. “Tratar a pele sem olhar para o todo é como enxugar gelo. Por isso, hoje é essencial integrar alimentação, sono, controle do estresse, atividade física e, claro, acompanhamento médico”. Abaixo, algumas dicas essenciais:
- Cuide das emoções para cuidar da pele: práticas como meditação, terapia e momentos de pausa são aliados importantes da pele saudável. Reduzir o estresse pode minimizar inflamações e crises recorrentes;
- Alimente-se de forma consciente: uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios (frutas, vegetais, gorduras boas) e pobre em ultraprocessados pode melhorar significativamente o aspecto da pele e ajudar a prevenir doenças inflamatórias;
- Sono de qualidade é tratamento de pele natural: é durante o sono profundo que o corpo e a pele se regeneram. Dormir bem contribui para equilíbrio hormonal e controle do cortisol, hormônio relacionado ao estresse.
- Atividade física regular: além de melhorar a circulação e oxigenação da pele, o exercício libera endorfinas, que reduzem a ansiedade e melhoram a imunidade;
- Rotina de cuidados personalizada e com orientação médica: evite seguir dicas aleatórias da internet. “Cada pele é única. O ideal é consultar um dermatologista para montar uma rotina eficaz e segura, ajustada ao seu momento de vida”, orienta Dra. Paula.
Um estilo de vida saudável vai contribuir muito no processo de prevenção. Não deixe de procurar um médico e estar atento ao seu corpo.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp





