Cuidados com a pele no pré e pós-treino: veja 6 dicas
Especialista lista o que fazer para proteger a pele contra os problemas que a atividade física pode causar, como espinhas e irritações
A prática regular de atividade física proporciona efeitos positivos em todo o organismo, inclusive na pele. Por aumentar a circulação e melhorar a oxigenação e nutrição das células, os exercícios ajudam a cuidar da barreira cutânea, tornando-a mais resistente, bonita e saudável. E todos esses resultados podem se tornar ainda melhores quando os cuidados necessários são adotados.
A seguir, a Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora comercial da HTM Eletrônica, lista algumas dicas que, se seguidas corretamente antes e depois do treino, podem proporcionar uma pele deslumbrante. Confira:
Treinar de maquiagem e cabelo solto? Nem pensar!
Para treinar, o ideal é remover qualquer maquiagem, pois esta pode bloquear os poros e as glândulas sudoríparas, dificultando a respiração da pele e contribuindo para o aparecimento de cravos e espinhas.
“Depois de lavar todo o rosto, é hora de aplicar seu hidratante favorito e não se esquecer do protetor solar. Além disso, não é recomendado treinar com os cabelos soltos, mesmo que eles sejam curtos. É importante prendê-los, para que produtos capilares não se misturem com o suor. Isso poderia obstruir os poros e causar as indesejáveis espinhas na testa”, orienta.
Higienize os aparelhos e não leve a mão ao rosto
Antes de usar os equipamentos da academia, certifique-se de higienizá-los adequadamente, a fim de diminuir as chances de uma contaminação por fungos, que podem causar infecções na pele, micoses e outros problemas.
A especialista também recomenda não tocar o rosto durante o treino. “As mãos sujas podem carregar uma infecção bacteriana. Mantenha-as longe do rosto enquanto se exercita”.
Lave o rosto tanto antes quanto após o treino
Higienizar a pele com um sabonete ideal após a atividade física é tão importante quanto antes dela, uma vez que ficar com o rosto suado pode causar a prisão de bactérias na pele, além do acúmulo de sujeiras, óleo e suor.
4Troque de roupa
Quando você permanece com as roupas suadas e úmidas após o exercício, cria um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias e contribui para a obstrução dos poros, levando á erupções cutâneas, acne e foliculite.
5Esfolie a pele
Para deixar a pele em dia, a esfoliação não deve ser deixada de lado, especialmente porque muitas regiões do corpo passam boa parte do treino abafadas e em atrito, favorecendo a foliculite e o ressecamento. Essa etapa do skincare atua na eliminação de impurezas e células mortas na superfície, dando uma textura mais macia e lisinha.
6Aposte em tratamentos estéticos
Existem diversas tecnologias e tratamentos estéticos voltadas ao rejuvenescimento facial, hidratação e tônus da pele que ajudam a potencializar os cuidados home care. Os equipamentos de luz intensa pulsada, por exemplo, agem na síntese de colágeno e na despigmentação de manchas, em especial aquelas geradas pela idade. Para descobrir o melhor para o seu caso em específico, o mais indicado é procurar um dermatologista.